História

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa, Cecrisa e Portinari é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede em São Paulo, possui mais 20 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas nos estados Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.

Para saber mais sobre a Duratex, acesse o site www.duratex.com.br.

Design, qualidade e inovação sempre foram conceitos que diferenciaram a Deca ao longo de sua história. São eles que fazem da empresa a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, além de exportadora para os quatro continentes. Investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Deca se preocupa em oferecer produtos e soluções para clientes e consumidores, sempre buscando a excelência em serviços e uma gestão sustentável.

Conheça abaixo o caminho percorrido pela Deca desde 1947.

Décadas

2000

2000

É criado o Programa de Uso Racional da Água, chamado PURA. É desenvolvido o site de e-comerce www.decanet.com.br.

2002

A marca Hydra completa 70 anos.

2003

Lançamento do site www.valvulahydra.com.br.

2004

Nos EUA, a Deca inicia a distribuição de seus produtos e participa pela primeira vez da Feira Kitchen & Bath, a mais importante do setor.

2006

A divisão Deca comemora os 25 anos da fábrica Louças Sul.

2007

A Deca comemora 60 anos e a Hydra comemora 75 anos.

2008

São adquiridas duas operações concorrentes no segmento de louças sanitárias: Ideal Standard e Cerâmica Monte Carlo. Assim, a Duratex passa a ser a única do setor a possuir fábricas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Deca, por sua vez, passa a deter cerca de um terço da capacidade brasileira de produção de louças e torna-se uma das 10 maiores empresas mundiais do ramo.

2009

São lançados os filtros Deca no maior evento do setor de construção da América Latina, a Feicon. São apresentadas três linhas: Twin, Couple e Single. Comemoração de 20 anos da unidade de Metais Planidil (Jundiaí).

2010

A Duratex, por meio da divisão Deca, recebe o prêmio RedDot Award 2010, concedido à linha de filtros Twin, na categoria Casa e Cozinha, um dos prêmios mais significativos do mercado alemão em design. Aprovado o plano de expansão para elevar a capacidade de metais de 15,6 para 18,2 milhões de peças/ano.

2011

É adquirida a concorrente Elizabeth Louças Sanitárias e aprovado o plano de reativação/expansão da unidade Louças Queimados, levando a divisão de louças da 7ª para a 5ª posição no mundo.

2012

Além da compra da Metalúrgica Ipê – Mipel, fabricante de válvulas industriais, é assinado o contrato de aquisição da totalidade das quotas do capital social da Thermosystem, fabricante de chuveiros e aquecedores solares. É projetada uma nova marca Deca, retrabalhando a identidade visual de forma a entrar um novo contexto de mercado e explicitar o caminho que a empresa está percorrendo. O novo logotipo Deca transmite importantes atributos, como proximidade, flexibilidade, inovação e dinamismo. Traços, cores e formas representam uma nova etapa em sua trajetória e direcionam a caminhada para o futuro.

2013

Aquisição da totalidade das quotas do capital social da Thermosystem Indústria Eletro Eletrônica Ltda. (R$ 58,1 milhões) – capacidade de produção de 1,5 milhão de peças anuais de duchas eletrônicas.

2015

Aquisição da Ducha Corona Ltda., tradicional marca de chuveiros, duchas e torneiras elétricas, pelo valor de R$ 116,2 milhões, alinhada à estratégia de crescimento e planejamento de longo prazo da empresa. Com a aquisição, a Duratex assume a vice-liderança no setor de chuveiros e torneiras elétricas no Brasil e amplia significativamente sua produção, com capacidade para atender até 30% do mercado.

1990

1990

É inaugurado o Showroom dos produtos Deca na Avenida Brasil, em São Paulo.

1991

São introduzidos os conceitos de minifábricas e de células integradas de manufaturas.

1994

A Minifábrica de Registros de Metais São Paulo é a primeira unidade da empresa certificada pela Norma ISO 9002.

1995

Aquisição da Piazza Hermanos, segunda maior empresa argentina do ramo de metais sanitários, que passa a se chamar Deca Piazza.

1996

A unidade Louças Sul (São Leopoldo-RS) recebe a certificação ISO 9002, conferida pela American Bureau of Shipping (ABS). A válvula Hydra torna-se a primeira válvula da América Latina a ser certificada pela ISO 9002. É implantado o serviço 0800 de atendimento ao consumidor (SAC Deca)

1997

Em 50 anos de atividade, a marca Deca é reconhecida por seus diferenciais: constante busca de inovação tecnológica e qualidade de produtos e serviços.

1998

Criação do website http://www.deca.com.br. Lançamento da Linha Apoio Deca, destinada a pessoas com necessidades especiais e pessoas em idade avançada.

1980

1981

É adquirida do Grupo Lafarge, em Julho, a fábrica Louças Sul, localizada em São Leopoldo (RS), que posteriormente passou a se chamar Louças São Leopoldo e, hoje, Louças Sul.

1989

Início das operações da nova fábrica de metais sanitários – Metais Planidil (Jundiaí-SP).

1970

1970

É inaugurada a maior e mais moderna fundição de bronze da América Latina. Entra em funcionamento o terceiro forno contínuo para louças, em Jundiaí.

1972

A Deca é incorporada à Duratex e passa a adotar esta marca nos metais e louças sanitárias fabricados por ela.

1979

Início das operações industriais da Louças Jundiaí I, no Distrito Industrial.

1960

1964

Início da produção da Linha Italiana, a primeira campeã de vendas da história da Deca, que assume a liderança do mercado nesse ano.

1967

Incorporação da Válvula Hydra, empresa sucessora da Metalúrgica Mar, fabricante das válvulas de descarga de mesmo nome. A Hydra detinha 90% do mercado de válvulas, consolidando a liderança da Deca.

1968

Compra da Vitri – Companhia Cerâmica Jundiaiense, que produzia louças sanitárias há mais de 40 anos.

1969

Aquisição do departamento de Válvulas Industriais da Indústria Pires Fontoura, passando a fabricar registros industriais de bronze e ferro fundido, com o nome de Válvula P.

1950

1952

Compra da Metalúrgica Taiar, fabricante de metais sanitários, iniciando a produção de registros de gaveta e globo de bronze e, em pequena escala, de válvulas de descarga.

1956

Aquisição da Metalúrgica Enka, fabricante de torneiras, misturadores e chuveiros, entre outros itens.

1940

1947

Fundação da Artefatos de Metal Deca, em 28 de Outubro, pelos engenheiros Olavo Egydio Setúbal e Renato Refinetti. Instalada na Rua dos Amores, 415, em São Paulo, foi a primeira empresa brasileira a fabricar pequenas peças de metal pelo sistema de fundição sob pressão, conhecido como Die Casting, que deu origem ao nome Deca.