Como Limpar o Banheiro? 5 Dicas para Manter o Ambiente Higienizado e Bem Cuidado

Postado em

Como limpar o banheiro

Banheiros e lavabos limpos e bem cuidados são essenciais para a saúde, o bem-estar e o conforto de quem mora e visita uma casa. Fazer a limpeza e manter esses espaços higienizados, no entanto, muitas vezes, é um desafio. 

Neste artigo, compartilhamos cinco orientações de como limpar o banheiro com praticidade e eficiência. Confira nossas dicas que ajudam a garantir a boa higiene dos ambientes e mais proteção para sua família!

1. Estabeleça uma rotina de limpeza para o banheiro

A primeira dica para manter o seu banheiro sempre bem higienizado é definir uma rotina regular de limpeza. Ao criar um cronograma, você garante que o banheiro seja limpo com a frequência necessária para evitar o acúmulo de sujeira e germes.

Defina dias específicos da semana para tarefas como higienizar a bacia sanitária e a cuba, limpar o box e lavar todo o ambiente: isso tornará seu dia a dia mais fácil.

2. Use os produtos adequados para limpar louças e metais sanitários

Para manter louças e metais sanitários limpos e bem cuidados, é essencial usar os produtos adequados,pois produtos abrasivos ou inapropriados podem danificar a superfície das peças.

O ideal é sempre utilizar sabão ou detergente neutro, esponjas e panos macios na limpeza do banheiro. Esses itens oferecem pouco perigo de causar riscos, desgastes e outros problemas.

Além disso, siga sempre a recomendação dos fabricantes dos produtos ao escolher os artigos de limpeza para banheiros e lavabos. 

3. Aprenda a melhor ordem para a limpeza do banheiro

Uma dica importante para quem quer saber como limpar o banheiro de forma eficiente é sobre a ordem em que a higienização é realizada. O mais recomendado é começar pelas partes e peças mais altas. Uma boa sequência a seguir é:

  1. Limpe os revestimentos e as superfícies mais altas: sempre comece a limpeza do banheiro pelos revestimentos e por prateleiras e outros elementos que fiquem na parte mais alta do ambiente;
  2. Higienize itens à meia altura: em seguida, limpe os espelhos e outras superfícies à meia altura, como revestimentos das paredes;
  3. Limpe o box do chuveiro ou a banheira: dê atenção especial à limpeza do box ou da banheira. Remova qualquer resíduo de sabonete ou manchas de água com um produto de limpeza apropriado. Escovas ou esponjas com cabo longo podem ser úteis para alcançar áreas de difícil acesso;
  4. Higienize a bacia sanitária: o vaso sanitário deve ser limpo com cuidado. Use um desinfetante e uma escova de bacia sanitária para garantir que todas as áreas sejam higienizadas. Não se esqueça da parte externa do vaso sanitário;
  5. Limpe a pia e a bancada: faça a limpeza da pia e da bancada, removendo manchas e sujeira. Preste atenção aos cantos e em torno da torneira, onde a sujeira pode se acumular;
  6. Limpe o chão: por fim, limpe o chão. Em dias em que não for lavar todo o banheiro, varra para remover poeira e cabelos soltos, e depois passe um mop ou pano úmido com um produto de limpeza adequado. Certifique-se de alcançar cantos e ralos.

4. Não se esqueça dos ralos

Os ralos do banheiro são frequentemente negligenciados, mas por serem áreas propensas ao acúmulo de sujeira e a exalar maus odores, devem ser higienizados com frequência. 

Use um removedor adequado para garantir que os ralos estejam livres de cabelos, sabão e outros resíduos que podem obstruí-los. Além disso, considere o uso de tampas de ralo que ajudam a prevenir a entrada de sujeira e evitam cheiros desagradáveis.

5. Invista em tecnologias para banheiro que ajudam a manter o ambiente higienizado

Já existem diferentes inovações que facilitam a manutenção da higiene, um exemplo disso são tecnologias para banheiro como: 

Ao investir nesse tipo de tecnologia, você garante uma rotina mais simples na higienização de lavabos e banheiros, assim ganha tempo e garante mais proteção para os usuários do ambiente.

Leia também > Linha Touchless Deca — Conheça os Diferenciais dos Produtos Com Acionamento Sem Toque

Saber como limpar o banheiro é essencial para ter um dia a dia mais prático e assegurar maior bem-estar e conforto para toda a família.  Ao estabelecer uma rotina de limpeza, usar os produtos adequados, seguir a ordem correta de limpeza, cuidar dos ralos e investir em tecnologias inovadoras, você garante um espaço sempre em ótimas condições.

Para saber mais como a tecnologia ajuda a manter banheiros sempre limpos, confira nosso artigo sobre tecnologias para caixas acopladas e conheça três recursos incríveis.

Compartilhe!