Linha do Tempo
Fundação da Artefatos de Metal Deca, em 28 de Outubro, pelos engenheiros Olavo Egydio Setúbal e Renato Refinetti. Instalada na Rua dos Amores, 415, em São Paulo. Foi a primeira empresa brasileira a fabricar pequenas peças de metal pelo sistema de fundição sob pressão, conhecido como Die Casting, que deu origem ao nome Deca.
Compra da Metalúrgica Taiar, fabricante de metais sanitários, iniciando a produção de registros de gaveta e globo de bronze e, em pequena escala, de válvulas de descarga.
Aquisição da Metalúrgica Enka, fabricante de torneiras, misturadores e chuveiros, entre outros itens.
Início da produção da Linha Italiana, a primeira campeã de vendas da história da Deca, que assume a liderança do mercado nesse ano.
Incorporação da Válvula Hydra, empresa sucessora da Metalúrgica Mar, fabricante das válvulas de descarga de mesmo nome. A Hydra detinha 90% do mercado de válvulas, consolidando a liderança da Deca.
Compra da Vitri – Companhia Cerâmica Jundiaiense, que produzia louças sanitárias há mais de 40 anos.
Aquisição do departamento de Válvulas Industriais da Indústria Pires Fontoura, passando a fabricar registros industriais de bronze e ferro fundido, com o nome de Válvula P.
É inaugurada a maior e mais moderna fundição de bronze da América Latina. Entra em funcionamento o terceiro forno contínuo para louças, em Jundiaí.
A Deca é incorporada à Duratex S.A. e passa a adotar esta marca nos metais e louças sanitárias fabricados por ela.
É adquirida uma área no Distrito Industrial de Jundiaí (SP) para a construção da primeira unidade de Cerâmica, a atual Louças Jundiaí.
Já com as unidades Deca Metais São Paulo (SP) e Deca Louças Jundiaí (SP) consolidadas, é adquirida mais uma fábrica de Louças do grupo francês Lafarge, em São Leopoldo (RS), e investido fortemente no sistema de automatização da fabricação de louças sanitárias, o que ampliou a capacidade produtiva da marca Deca.
A fábrica de metais na cidade de São Paulo é ampliada e modernizada, e uma segunda unidade no município de Jundiaí (SP), é construída.
É inaugurado o Showroom dos produtos Deca na Avenida Brasil, em São Paulo, com ambientes decorados e serviço de atendimento aos consumidores.
São introduzidos os conceitos de minifábricas e de células integradas de manufaturas.
Primeira participação da marca Deca como patrocinadora máster da mostra CASACOR.
A Minifábrica de Registros de Metais São Paulo (SP) é a primeira unidade da empresa certificada pela Norma ISO 9002.
Aquisição da Piazza Hermanos, segunda maior empresa argentina do ramo de metais sanitários, que passa a se chamar Deca Piazza.
A unidade Louças São Leopoldo recebe a certificação ISO 9002, conferida pela American Bureau of Shipping (ABS), e a válvula Hydra torna-se a primeira válvula da América Latina a ser certificada pela ISO 9002. No mesmo ano, é implantado o serviço 0800 de atendimento ao consumidor (SAC Deca).
Em 50 anos de atividade, a marca Deca é reconhecida por seus diferenciais: constante busca de inovação tecnológica e qualidade de produtos e serviços.
Criação do website http://www.deca.com.br. Lançamento da Linha Apoio Deca, destinada a pessoas com necessidades especiais e pessoas em idade avançada.
Com foco nos produtos economizadores de água, é construído o Centro de Treinamento Técnico Deca Hydra na unidade Metais São Paulo (SP).
São adquiridos os últimos equipamentos de usinagem necessários para expandir a produção de metais sanitários. No mesmo ano a marca Deca passa a produzir cubas com design ainda mais diferenciado.
Nos EUA, a Deca inicia a distribuição de seus produtos e participa pela primeira vez da Feira Kitchen & Bath, a mais importante do setor.
A Deca comemora os 25 anos da fábrica Louças São Leopoldo (RS).
A Deca comemora 60 anos de história.
São adquiridas duas operações concorrentes no segmento de louças sanitárias: Ideal Standard e Cerâmica Monte Carlo. Assim, a Duratex S.A. passa a ser a única do setor a possuir fábricas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Deca, por sua vez, passa a deter cerca de um terço da capacidade brasileira de produção de louças e torna-se uma das 10 maiores empresas mundiais do ramo.
São lançados os filtros Deca no maior evento do setor de construção da América Latina, a Feicon. São apresentadas três linhas: Twin, Couple e Single. Comemoração de 20 anos da unidade de Metais Jundiaí (SP).
A Duratex S.A., por meio da divisão Deca, recebe o prêmio RedDot Award 2010, concedido à linha de filtros Twin, na categoria Casa e Cozinha, um dos prêmios mais significativos do mercado alemão em design. É aprovado o plano de expansão da planta de metais em Jundiaí (SP) para elevar a capacidade de metais de 15,6 para 18,2 milhões de peças/ano.
É adquirida a concorrente Elizabeth Louças Sanitárias, localizada em João Pessoa (PB), e aprovado o plano de reativação/expansão da unidade Louças Queimados (RJ), levando a divisão de louças da 7ª para a 5ª posição no mundo.
Compra da Metalúrgica Ipê – Mipel, fabricante de válvulas industriais, em Jacareí (SP). É projetada uma nova marca Deca, retrabalhando a identidade visual de forma a entrar um novo contexto de mercado e explicitar o caminho que a empresa está percorrendo. O novo logotipo Deca transmite importantes atributos, como proximidade, flexibilidade, inovação e dinamismo. Traços, cores e formas representam uma nova etapa em sua trajetória e direcionam a caminhada para o futuro. Também é conquistada a certificação ISO 14001 nas unidades industriais de Metais São Paulo (SP), Metais Jundiaí (SP) e Louças São Leopoldo (RS).
A marca conquista a certificação ISO 14001 nas duas fábricas de Louças de Jundiaí (SP). Na Argentina, é desativada a fábrica Deca Piazza.
Deca conquista a certificação ISO 14001 na fábrica Louças Paraíba. É desativada uma das fábricas de Louças na cidade de Jundiaí (SP). Assim, Deca passa a ter nove unidades industriais, sendo cinco delas certificadas pela ISO 14001. No mesmo ano, Deca reforça seu pioneirismo oferecendo metais coloridos em PVD, técnica de deposição física de vapor que garante maior resistência ao risco e evita a corrosão e o envelhecimento do produto ao longo do tempo, possibilitando também uma ampla variedade de cores aos metais.
Conquistamos a certificação OHSAS 18001 nas unidades industriais: Louças São Leopoldo (RS), Louças Queimados (RJ) e Metais Jundiaí (SP). O selo atesta a qualidade do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança.
No Rio Grande do Sul, é desativada a fábrica de Louças São Leopoldo.
Ao completar 70 anos de história, a Duratex S.A. mudou para Dexco. Junto ao movimento, uma nova identidade visual para a marca Deca é implementada, com a promessa Design para ver e ver, unindo os atributos forma e função tão presentes nas linhas de louças e metais Deca.
Deca comemora 30 anos de patrocínio máster em CASACOR e traz como marco, o espaço Ciclos Deca para a edição de São Paulo, assinado por Sig Bergamin, profissional que também assinou o primeiro espaço da marca na mostra e um dos principais nomes da arquitetura e do design de interiores do Brasil. Ao todo, a marca está presente em 18 praças de CASACOR em todo o país com exclusividade nas categorias de metais e louças sanitárias. No Rio de Janeiro, é desativada a fábrica de Louças Queimados, somando então 7 unidades de Deca: João Pessoa, Cabo de Santo Agostinho, Aracaju, Metais São Paulo, Jundiaí Louças, Jundiaí Metais e Jacareí.