Tipos de Chuveiro — Conheça as Diferentes Opções Para sua Casa

Atualizado em: 29/04/2024 16:01

tipos-de-chuveiro.jpg

Poder tomar um bom banho, que relaxe e revigore, é uma comodidade que faz toda a diferença em nossa qualidade de vida. E para garantir esse conforto no dia a dia, escolher o chuveiro ideal para casa é essencial. Existem diversos tipos de chuveiro no mercado, que se diferenciam por tipo de instalação e modo de aquecimento, dentre outros requisitos. 

Se você está construindo ou reformando seu imóvel, ou quer apenas trocar o chuveiro do banheiro, continue lendo este artigo e encontre todas as informações que precisa para fazer a melhor escolha. 

Tipos de chuveiro: local de instalação

Um dos principais elementos de distinção entre os tipos de chuveiro é o lugar indicado para sua instalação: existem os chuveiros feitos para serem instalados na parede e os chuveiros para instalação no teto. Conheça melhor cada um deles.

Chuveiro de parede

No Brasil, o chuveiro de parede é o tipo mais comum em ambientes residenciais. Para sua instalação, é feita uma abertura na parede para a saída da água e o chuveiro é conectado a ela. Esse tipo de chuveiro pode ser elétrico ou com aquecimento externo. 

chuveiro-com-tubo-de-parede-scaled.jpeg

Por ser o tipo de instalação mais conhecido, é comum que as edificações já sejam preparadas para recebê-lo, assim, normalmente não é preciso realizar nenhum tipo de adaptação para instalar o chuveiro de parede. 

Existem chuveiros de parede com desviador e sem desviador, e de forma geral, a instalação desse tipo de chuveiro é simples e prática, o que poupa trabalho em projetos de construção ou reforma. Sua troca também é rápida, caso o objetivo seja substituir por um modelo similar. 

Chuveiro de teto

Tendência que tem ganhado espaço em projetos residenciais, o chuveiro de teto é fixado a uma saída de água no teto do ambiente e sua instalação ajuda a criar um espaço de design sofisticado e minimalista. 

tipos-de-chuveiro-com-tubo-de-teto.jpg

Para optar por esse tipo de chuveiro, no entanto, é preciso observar alguns fatores: 

  • as normas da construção da edificação — certos prédios não oferecem a estrutura necessária para a instalação de chuveiro de teto;
  • altura do teto — o recomendado é que o banheiro em que será instalado o chuveiro de teto tenha ao menos 2,50 de altura; 
  • pressão da água — em imóveis com baixa pressão de água, para garantir a pressão adequada do chuveiro de teto é preciso instalar um pressurizador;
  • tipo de aquecimento — o chuveiro de teto precisa de um sistema de aquecimento externo para a água, que pode ser a gás, solar ou boiler.

Leia também > Banheiro Com Chuveiro de Teto — Dica de Decoração

Tipos de chuveiro: modo de aquecimento

Outro critério que diferencia os tipos de chuveiro é o modo de aquecimento da água. Entenda melhor as três formas de aquecimento para chuveiros mais usadas: 

Chuveiro elétrico

Ainda o tipo de chuveiro mais popular no Brasil quando se considera o modo de aquecimento da água, o chuveiro elétrico funciona por meio de uma resistência elétrica localizada em seu interior. 

Para que ocorra o aquecimento da água, esse tipo de chuveiro depende de uma conexão, via fio, ao sistema de energia elétrica da casa. Quando a água preenche o interior do chuveiro, a eletricidade corre pela resistência, converte essa energia em calor e aquece a água.

Chuveiro a gás

No Brasil, os chuveiros com aquecimento a gás são comuns principalmente em prédios.  Mas sua instalação em casas é totalmente viável e segura.

Nesse tipo de chuveiro, o aquecimento da água é feito usando uma chama alimentada por gás. 

Embora a instalação do sistema a gás que viabiliza o uso desse tipo de chuveiro gere um custo inicial mais elevado do que os chuveiros elétricos, esse gasto é compensado no longo prazo com a economia de energia elétrica. 

Chuveiro híbrido

Bastante econômico e eficiente, o chuveiro híbrido faz uso tanto do aquecimento a gás quanto elétrico.

Quando você abre esse tipo de chuveiro, ele começa a aquecer a água usando eletricidade, que é uma fonte mais rápida de calor. Após a água atingir a temperatura desejada, o sistema passa a utilizar o aquecimento a gás. Isso reduz o custo total do aquecimento e mantém o conforto no uso.

Tipos de chuveiro: outras especificações

Local de instalação e modo de aquecimento são os principais critérios de classificação dos chuveiros, mas existem outros requisitos usados para diferenciá-los: 

Chuveiro pressurizado

A boa pressão da água é elemento essencial para garantir um banho mais confortável e agradável. Por isso existem os modelos pressurizados. 

Esse tipo de chuveiro tem a capacidade de bombear uma quantidade maior de água e com maior intensidade do que chuveiros convencionais, que dependem apenas da pressão no encanamento. 

Esses modelos são recomendados especialmente para locais com uma coluna de água menor que 5 metros.

Chuveiro com aquecimento solar

A energia solar já é utilizada em diversas casas e um dos propósitos mais comuns é aquecer a água do chuveiro. Optar por esse tipo de aquecimento é um bom investimento para economizar a longo prazo. 

Como o melhor funcionamento do sistema de aquecimento solar depende da boa incidência de luz natural, para evitar a falta de água quente no banho em períodos de períodos mais frios e nublados, é recomendado adotar o uso do chuveiro com aquecimento híbrido, que alterne o uso de energia solar e de energia a gás ou elétrica. 

Chuveiro digital

Uma inovação promovida pelos avanços tecnológicos é o chuveiro digital, que pode ser controlado via conexão wifi, por celulares e outros dispositivos. Essa conexão permite desfrutar de conveniências como aquecer a água com antecedência e tocar músicas a partir do chuveiro.

Leia também > Qual É A Diferença Entre Ducha E Chuveiro? Tire Suas Dúvidas

Agora que você conhece os principais tipos de chuveiro, pode escolher aquele que melhor se encaixa no projeto da sua casa. Para encontrar ótimas opções, navegue pela página de chuveiros e duchas no site Deca e conheça em detalhes os produtos do nosso catálogo.