Memórias Deca revisita a trajetória de mais de 75 anos da marca na CASACOR São Paulo

Postado em: 21/06/2024 15:44

A Deca, patrocinadora master da CASACOR há mais de 30 anos, traz para a 37ª edição da mostra, a assinatura de Gisele Taranto em sua terceira parceria com a marca no evento, sendo a primeira em São Paulo. O ambiente Memórias Deca retrata o passado, presente e futuro em uma leitura evolutiva que narra a trajetória da marca, entrelaçada com elementos históricos, tecnologia e o compromisso com o design e a sustentabilidade. Em quase 400m2, a premiada arquiteta e urbanista carioca concebe diferentes propostas de interações que resgatam e criam referenciais de produtos e momentos que habitam lembranças, imaginários e espaços, servindo de inspiração e meio de alcançar o bem-estar pleno para ser vivenciado hoje e pelas futuras gerações.

Com um olhar contemporâneo, o projeto tem um forte viés à referências modernistas, já que a Deca surgiu em 1947, em meio a esse período. O ambiente faz uso de cores, marcenaria e mobiliário inspirados nesse movimento artístico. Sons, iluminação e aromas se somam a instalações tecnológicas e analógicas que contam histórias, instigam o olhar pela arte, inovação, manuseio de acervos e projeções de futuro para estimular os sentidos e a inventividade.

YouTube Deca: assista ao vídeo e conheça Memórias Deca

Gisele Taranto, que já assinou outros dois espaços proprietários da Deca na CASACOR RJ, iniciou seu escritório após vencer o Prêmio Deca - premiação brasileira de maior referência no segmento de arquitetura e design de interiores. Foram quatro conquistas ao longo de sua carreira, tornando esse projeto ainda mais especial. “Mais que uma vitrine de produtos, o ambiente é uma celebração de pessoas, paixões e pioneirismo. Em todo o espaço, os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias memórias e experiências com a Deca, seja um momento querido da infância ou um encontro transformador com os produtos inovadores da marca”, comenta Gisele.

casacor-sp-espaco-deca-vitrine-lounge.jpg
Lounge e Vitrine no ambiente Memórias Deca (Gisele Taranto) – CASACOR São Paulo (crédito: Rafael Renzo)

Ao entrar no ambiente Memórias Deca, o visitante vai se deparar com uma viagem no tempo ao caminhar por um corredor de 29 metros, com uma parede de museu que vai conduzi-lo a vivências guiadas por exibições interativas. A instalação funciona como um grande espelho mágico, que com cenografia segmenta a estética temporal em nichos que acendem e apagam num movimento dinâmico de musicalidade, que revela marcos do passado, ícones do presente e novas referências de futuro para louças e metais Deca, exibidos em ordem inversa à cronológica, para reforçar tendências internacionais que trazem o tempo futuro como destaque e um olhar mais apurado.

Para representar o futuro, a Deca aposta na inovação e versatilidade, atendendo a novas formas de ver e viver o morar. Soluções tecnológicas, como a recém-lançada Bacia Single Extreme (2024), outras pensadas para acessibilidade, como a linha Deca Care (2024), assim como as de design versátil para maior personificação dos ambientes, como a linha Deca You (2023), com tonalidades do portfólio Dynamic Colors, e também com estética atemporal, como o Misturador Pérola (2024) estão entre os destaques. Somados aos produtos, Deca traz ainda peças conceito produzidas por impressão 3D, como o misturador para lavatório, a torneira para cozinha e um chuveiro com design premiado no IF Design Awards 2018 e pelo Museu da Casa Brasileira.  

Já no momento presente, a arquiteta explora o design, o pioneirismo e a sustentabilidade da marca, expondo linhas Deca com grande identificação pelo público e que integram o portfólio com novos acabamentos e tecnologias. Em produtos para cozinha traz as cubas Dream (2019) e Supra Hide (2019), além de Misturador Twin Click (2020), produtos que agregam praticidade a rotina. Para banheiros, reúne peças como os metais Link (2002); Duna Clássica (2014); Bica e acionamento Deca You (2023); Chuveiro Acqua Plus (2019); as cubas Slim (2022) e Inox (2022); as Bacias LK (2012) e Carrara (2023) e a Banheira Deca Senses (2023). Além disso, concentra uma variedade de louças e metais assinados por arquitetos e designers de referência, como Jader Almeida (2017), Arthur Casas (2020) e Ricardo Bello Dias (2020).

E reforçando a tradição e qualidade, o passado é representado por linhas antigas e reconhecidas da marca, trazendo uma conexão afetiva para o visitante. Ele irá contemplar cores representativas, como vinho, bege e rosa, presentes em bacias, bidês, lavatórios e assessórios, além dos tons dourados, cromados e acetinados em torneiras, misturadores e chuveiros das linhas Diplomata (1969), Moen (1979), Mediterrâneo (1983); Maxim (1985); Tortuga (1989); Série Linea (1995) e Belle Epoque (1995). No total, mais de 50 peças retratam a temporalidade do morar.

casacor-sp-espaco-deca-vitrine-passado.jpg
Linhas do passado resgatam a memória afetiva dos visitantes – Memórias Deca(Gisele Taranto) - CASACOR São Paulo (crédito: Rafael Renzo)

O espaço traduz também o comprometimento da marca com a sustentabilidade. “Em Memórias Deca trazemos um olhar que vai além da apresentação dos produtos, estimulando uma reflexão sobre o papel que todos desempenhamos na preservação de recursos naturais. A Deca foi pioneira em criar soluções para economia de água em louças e metais, preocupação sempre presente e que reflete o compromisso com o planeta que desejamos ter no futuro”, destaca Fabiana Melo, gerente de Branding, Comunicação e CRM da Dexco.

A tecnologia economizadora de água Deca Comfort está presente em todos os metais para banheiros da marca, e o espaço vai abordar ainda, através de projeções e audioguides, o compromisso histórico da Deca com a preservação desse recurso. A começar pela exposição da campanha Pingo, veiculada em 1971, que abordava o lançamento de um mecanismo de vedação para economia de água e que permitiu a Deca ser a primeira marca brasileira a ganhar o Leão de Bronze, na premiação de Cannes.

Ouça o audioguide para uma experiência imersiva em nosso ambiente Memórias Deca.

Neste sentido, as iniciativas se estendem também à produtos de outras marcas da Dexco. A linha Matéria, collab das marcas Castelatto e Deca, lançada este ano, está presente no piso do ambiente, reforçando o viés de sustentabilidade da Deca, uma vez que reutiliza o pitcher – recurso originário de louças sanitárias trituradas – como matéria-prima na composição do revestimento.

Um amplo lounge centralizado no percurso convida a uma pausa e contemplação imersiva da projeção em arte NFT - Atrator no Mar Profundo, da artista Tania Fraga. Ela propõe experiências contemplativas que variam a cada 15 minutos, sobre como as ondas do mar são sempre as mesmas e nunca mais as mesmas, a partir de técnicas de realidade virtual.  No lado oposto, o tempo também ganha materialidade e valoriza o design nacional e atemporal de estofados. Já os tapetes são expostos em versões centenárias de persa e produzidos a partir de materiais reciclados. Ainda no lounge, o visitante é apresentado a um grande quadro com um documento original da Cerâmica Jundiaiense, marco do início da Deca na produção de louças sanitárias, na década de 60.

casacor-sp-espaco-deca-projecao.jpg
Projeção NFT no ambiente Memórias Deca (Gisele Taranto) – CASACOR São Paulo (crédito: Denilson Machado)

Dando continuidade ao percurso do ambiente, uma grande estante abriga uma biblioteca com material gráfico manuseável. Assim, o que era digital se apresenta no analógico em livros, catálogos, revistas e miniaturas que resgatam a história da marca em diferentes épocas.

A sua frente, a Bancada de experimentação, revestida com a lastra Recital BK, da marca Portinari. Nela, peças publicitárias e catálogos antigos revelam a história da marca até os dias atuais, além de amostras de revestimento de metais e algumas amostras de produtos, ilustrando a transformação da marca ao longo dos anos. E, como para a Deca o futuro é colaborativo, nesta bancada, o visitante encontra um QR code que dá acesso a uma pesquisa sobre o que se espera dos ambientes no futuro para ajudar a marca a construir este novo tempo.

Ao lado da bancada de experimentação, o visitante encontra a bancada Fragmentos do passado, presente e futuro, que concentra 10 telas com projeções que trazem diversos conteúdos sobre a Deca, levando o visitante a uma imersão na marca Projetos de banheiro do futuro feitos com o uso de inteligência artificial, com a colaboração de grandes nomes a arquitetura, vão estimular o imaginário sobre espaços de relaxamento e autocuidado com propostas que transcendem a realidade atual. A ideia é ampliar as possibilidades de pensar o uso de produtos nestes ambientes hoje e como eles estarão inseridos no futuro, mesmo para além do nosso planeta. Será ainda projetado um acervo digitalizado de propagandas da marca.

casacor-sp-espaco-deca-biblioteca.jpg
Biblioteca no ambiente Memórias Deca (Gisele Taranto) – CASACOR São Paulo (crédito: Denilson Machado)

Ao final, o paisagismo encerra o trajeto com um jardim em vasos, solução pronta para ser reutilizada em outros espaços, sendo também uma proposta sustentável de uso de plantas em projetos.

A Deca está ainda em mais 43 ambientes da CASACOR de São Paulo com lançamentos e linhas de referência da marca.