Design curioso e cheio de surpresas no FuoriSalone 2023

Postado em: 13/11/2023 12:08

Starbucks-Reserve-1-Divulgação-2048x1148.png

Por Nathália Candelária, designer de interiores

Da forma da água a showroom em prédio histórico e exercício de prática arquitetônica compartilhada, o FuoriSalone na Via Durini conta com explorações muito diferentes e inspiradoras.

Todos os anos, o mundo do design e da arquitetura volta os olhos para Milão durante a Semana de Design da cidade italiana. Neste ano, a Design Week aconteceu de 18 a 23 de abril e, claro, apresentou milhares de tendências, produtos e designers.

São dois eventos principais: a feira Salone del Mobile, referência internacional do setor de móveis e design; e o FuoriSalone, com mais de 800 eventos, instalações, lançamentos, exposições e palestras divididos por distritos.

No Milano Design District, a rua principal é a Via Durini, onde marcas como a B&B Italia, a Cassina e a Interni têm lojas e showrooms. O tema do ano é URBAN METAMORPHOSIS (metamorfose urbana), e todos os espaços entregaram o que prometeram - da forma da água a showroom em prédio histórico e exercício de prática arquitetônica compartilhada.

Faça o roteiro com a gente:

Starbucks Reserve

 

Durante uma semana repleta de novidades, eventos e encontros, todos os dias precisam começar com uma dose especial de café. E, em Milão, o Starbucks Reserve é imperdível. O projeto é uma homenagem à cidade e foi inaugurado em 2018 no antigo prédio dos correios, o edifício histórico Palazzo Delle Poste. Ali, o cardápio é diferente das outras cafeterias da marca, com menu em constante evolução de café, coquetéis e comida, e o projeto de interiores foi concebido com matérias-primas e mobiliário local.

Shaped by Water, Google

 

Após uma instalação baseada na neurociência, em 2019, o Google volta a Milão com uma experiência imersiva da artista americana Lachlan Turczan, que trabalha com a água, a luz e o som. No Garage 21, as obras Sympathetic Resonance e Wavespace colocam a água - "abundante, mas preciosa, poderosa, mas flexível, transparente, mas reflexiva, e sem forma, mas formativa" - no centro da inspiração, como foi com alguns dos escritores, artistas, designers, filósofos, poetas, engenheiros, cientistas e sábios mais pioneiros do mundo. Shaped by Water foi co-criada por Ivy Ross, vice-presidente de design de hardware do Google, e sua equipe.

Cassina Echoes

Com curadoria de Patricia Urquiola, premiada arquiteta e designer espanhola que é diretora de arte da Cassina, a marca comemora, durante a Design Week de Milão e no Palazzo Broggi, os 50 anos da coleção iMaestri. A linha é composta por grandes ícones do design, como os primeiros quatro modelos desenhados por Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand. Um antigo cofre é o cenário para a exposição, que celebra a autenticidade e a cultura do design e apresenta reedições de clássicos sob a cor vermelha, identidade da Cassina. O livro Echoes será publicado ainda neste ano.

Casa SEM

Famosa por seu foco em função e no design de colecionador, conectando designers internacionais e uma comunidade de artesãos altamente qualificados na região da Lombardia, a SEM abriu as portas de ninguém mais que o dono da Spotti, especializada em design contemporâneo e sua marca mãe. Assim, a beleza de um apartamento em um prédio histórico - piso em mármore, portas trabalhadas, teto com gesso original - se tornou o pano de fundo do lançamento da coleção néolithique. O resultado é uma casa elegante e contemporânea, assinada pelo estúdio de design e arquitetura Motta, que realça os novos produtos e seus tons naturais.

Louis Vuitton

 

O pátio do Palazzo Serbelloni recebe Nomad, pavilhão de MARC FORNES / THEVERYMANY para marcar a 7a participação da Louis Vuitton na Semana de Design de Milão. Meio coral e meio nave espacial, a construção leva mais de 1,6 mil chapas de alumínio. No interior do edifício neoclássico, a grife apresenta 11 novos produtos da coleção Objets Nomades, criações de Atelier Oï, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton, e Irmãos Campana. Enquanto as novidades dialogam com o ambiente também têm sua atemporalidade destacada por ele.

Campo Base

Um exercício de prática arquitetônica compartilhada, o Campo Base tem curadoria de Federica Sala e traz seis estúdios de design italianos em um manifesto de arquitetura de interiores contemporânea. São eles: Massimo Adario (Roma), Giuliano Andrea dell’Uva (Nápoles), Eligostudio (Milão), Marcante-Testa (Turim), Hannes Peer (Milão) e Studiopepe (Milão). Este último, dupla formada por Arianna Lelli Mami e Chiara Di Pinto, explorou o conceito de "Omphalos", o umbigo do mundo, em uma sala secreta e íntima.

B&B Italia

Arquitetos e designers internacionais assinam as propostas de interior e exterior de SOLIDS, da B&B Italia. Com configuração inédita de Piero Lissoni, o evento expõe a coleção de 2023. Ali, a tendência são móveis com bastante textura e estampas - especialmente o poá, que aparece na cenografia e em estofados. As marcas Maxalto e Azucena também apresentam lançamentos.

Nathália Candelária esteve em Milão a convite de Deca.