27º Prêmio Deca: conheça os vencedores do principal concurso de arquitetura e design do país

Atualizado em: 11/10/2024 21:47

O júri do Prêmio Deca, principal concurso de arquitetura e design de interiores do Brasil, anuncia os vencedores dos grupos Estudantes e Profissionais da 27ª edição em evento para convidados no Faena, em São Paulo. O evento teve Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak como mestres de cerimônia e participação especial da cantora Mariana Rios na festa. 

Jovens talentos de todas as regiões do país inscreveram projetos de banheiros, cozinhas e produtos no grupo Estudantes e concorreram ao Prêmio Carreira. Já no grupo Profissionais, grandes nomes concorreram ao Prêmio Inspiração, com projetos executados nas categorias Banheiro Residencial, Banheiro CASACOR, Cozinha Residencial, Cozinha CASACOR, Corporativo, Produto e na recém-lançada categoria, “Ambientes para Viver Bem”. Esta última, em 3D, desafiou os profissionais a pensarem espaços de forma mais sustentável, evidenciando o design como uma ferramenta de reconciliação com o futuro, e promovendo bem-estar ao usuário e ao meio ambiente.

Os melhores projetos, a partir de critérios como originalidade, criatividade e aproveitamento do espaço, foram eleitos por um corpo de jurados presidido pelo premiado arquiteto Gianfranco Vannucchi. Nomes como Allex Colontonio, Jader Almeida, Ricardo Bello Dias, Paula Neder, Thais Lauton, Clarissa Schneider e Tuca Reines formaram o renomado júri.

O concurso é realizado pelo DEXperience, programa de relacionamento com especificadores da Deca, que abrange também as marcas Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, além de Portinari, apoiadora da premiação. 

Conheça os vencedores do grupo Estudantes

blog_27-premio-deca_vencedores-estudantes.jpg
Vencedores do grupo Estudantes. (crédito: Rafael Renzo)

 

O estudante Renato Togni, de Poços de Caldas (MG), foi o vencedor na categoria Cozinha, com a Cozinha Umbu: Celebrando a Brasilidade. Um convite à conexão com a natureza e com a cultura brasileira, celebrando sua diversidade por meio da gastronomia e da hospitalidade, a Cozinha Umbu personifica a identidade brasileira, integrando elementos naturais ao design que se harmoniza com o entorno. A madeira e o MDF verde bandeira se destacam, trazendo calor e cor ao ambiente. Suas aberturas conectam os ocupantes à serenidade da natureza exterior. Um pilar simbólico representa a força e a identidade do espaço. 

 

A estudante Raquel Amim, de Vila Velha (ES), foi a vencedora na categoria Banheiro, com a Sala de Banho Éden, um local de luz, aconchego, intimidade, tranquilidade, relaxamento e retorno às origens. Os materiais escolhidos remetem à natureza, com raízes estéticas fundamentadas em pedras naturais, madeira, vegetação e água. Esses elementos combinados com os adornos e espelho reforçam a temática e conferem um espaço integralmente pensado para o bem-estar pessoal dos moradores da residência. A integração do ambiente com a área externa, a partir de aberturas, permite uma conexão visual com a natureza, que prioriza a beleza intocável e a sensação de inserção em um refúgio perfeito. O destaque diferencial do projeto são os produtos Deca que, em cada detalhe, trabalham em harmonia para recriar a essência do Jardim do Éden.

 

Já a estudante Victtória Leonel, de Itapetininga (SP), venceu na categoria Produto, com o tema Chuveiro Arco. Ele foi projetado para combinar a elegância contemporânea com a funcionalidade. Seu design apresenta dois chuveiros paralelos, unidos por um arco central, que adiciona um ponto focal visual e eleva o design do banheiro, proporcionando uma sensação de união, e transformando a simplicidade de um banho em um momento único e íntimo.

 

Conheça os vencedores do grupo Profissionais

blog_27-premio-deca_vencedores-profissionais.jpg
Vencedores do grupo Profissionais. (crédito: Rafael Renzo)

A arquiteta Aline Borges é a vencedora na categoria Banheiro CASACOR, com o projeto Memórias, que revisita suas referências das Minas Gerais por meio do design. Do conceito de que viver é estar em constante movimento e de que morar é estar em eterna transformação, nascem os projetos de Aline, cheios de vida, de fluidez, de histórias, de memórias.

Para participar da maior mostra de arquitetura da América Latina, a arquiteta fez referências que vêm de sua casa, das Minas Gerais. Da poesia de O Grande Sertão Veredas à beleza bucólica da vegetação da caatinga. Da aridez das paredes de taipa de pilão e adobe, ao encanto do cantar dos pássaros. Das técnicas da arquitetura primária à assinatura contemporânea dos meus projetos atuais. Em cada detalhe do ambiente há algo de Aline, da sua história e vida em movimento.

 

Denis Joelsons venceu na categoria Cozinha Residencial, com o projeto Cozinha Casa dos Terraços, que pensa a cozinha menos como um local utilitarista e mais como espaço de convivência. Nele, o piso tem um tom escuro que remete à terra, as paredes são pintadas em um vermelho terroso que contrasta com o verde do bosque. À medida que se afasta do solo, a casa fica mais luminosa, culminando na membrana translúcida de vidro aramado que marca a sua fachada de acesso.

 

Danielle Bellini é vencedora na categoria Corporativo. Seu projeto Geométrico para “centro infantil”, usa a arquitetura como ferramenta de ensino através de um lúdico jogo de figuras. A bancada em pedra sabão, na cor cinza, foi desenhada de forma assimétrica para atender todas as idades das crianças de uma escola. A arquiteta utilizou quatro cubas redondas, com a torneira de bica alta Decamatic Eco 1175C de fechamento automático, cujo formato acompanha o desenho dos espelhos. A horizontalidade da bancada, em composição com o revestimento geométrico utilizado em algumas paredes do ambiente, tornaram o espaço arrojado.

 

O escritório NJ+ Arquitetura, com um time composto pelos arquitetos Nildo José, Virginia Lopes, Danielle Groszmann, Marcelo Rizzo, Diego Guido, Maira Ayumi, Tabatta Isecke, Anna Clara, Pedro Olavo e Gabriel Lava João, venceu na categoria Cozinha CASACOR, com o projeto Casa Ñe’é, que reflete a mescla das tendências do design internacional à essência brasileira. A arquitetura precisa arrancar suspiros, contar uma história e ser cenário para a felicidade. A esse desafio central, o time de arquitetos acrescentou sua intimidade com as tendências do design, das artes visuais contemporâneas e a paixão por espaços funcionais, às tradições e aos materiais do Brasil.

 

Kesley Santiago é a vencedora na categoria Ambientes para Viver Bem, com o Banheiro Origem, que faz referência ao primeiro abrigo do homem e à intrínseca conexão com a natureza, um espaço onde o passado e o futuro se encontram em uma harmoniosa reconciliação. Ao retornar ao primeiro abrigo do homem, a caverna, celebramos a simplicidade e a beleza dos materiais naturais e rudimentares. A proposta da arquiteta não apenas homenageia a origem da vida humana, mas também aponta para um futuro onde a sustentabilidade e a conexão com a natureza são fundamentais.

 

Giuliano Marchiorato vence na categoria Produto, com o projeto Mictório Nºum, que traz uma proposta de design puro e minimalista, com propósito, privilegiando a privacidade e o bem-estar. Em 1917, um mictório mudou o rumo da arte, com Duchamp. Em 2024, a inspiração do arquiteto é mudar o rumo do design de mictórios brasileiros. Antes, banheiros recheados de divisórias. Hoje, banheiros mais leves, arejados e belo. Entre forma e função, o projeto nasceu de um desenho formal em ângulo, a fim de possibilitar privacidade sem a necessidade de um anteparo, ou seja, o próprio objeto protege o usuário. A inspiração foi nos fortes traços geométricos presentes no modernismo brasileiro.

 

Evandro Melato e Pabrício Amaral são os vencedores na categoria Banheiro Residencial, com o projeto O Banho de Tuia, que reforça a ideia de que somos a própria natureza. Ser natureza é viver em simbiose com tudo o que dela também faz parte. É mimetizar em suas paisagens com respeito e devoção. Assim, o projeto, que flutua sobre um lago e encontra abrigo na densa Mata Atlântica, é um perfeito exemplo da arquitetura como instrumento para ser natureza. 

 

Prêmio Carreira e Prêmio Inspiração

Os vencedores do grupo Estudantes conquistam o Prêmio Carreira, com um notebook de alta performance e combo de licenças de softwares para impulsionar o início de suas carreiras. 

Para o grupo Profissionais, os vencedores conquistam o Prêmio Inspiração, que será uma viagem para a Cidade do Cabo, capital da África do Sul, uma das cidades mais belas e multiculturais do continente africano, referência em design.

Além disso, os vencedores do grupo Estudantes e finalistas do grupo Profissionais participaram de um tour imersivo nas fábricas de Louças e Metais Deca. A participação no Prêmio Deca oferece ainda pontuações para o DEXperience, programa de relacionamento com especificadores.

 

 

Cerimônia de premiação 

Newton Lima, colunista da revista Casa e Jardim e consultor de marcas de decor, realizou a cobertura da cerimônia de premiação do 27° Prêmio Deca. Assista aos principais destaques da noite: