Vaso Sanitário Com Caixa Acoplada ou Sem? Saiba as Principais Diferenças!

Postado em

vaso sanitário com caixa acoplada

Na hora de construir ou reformar o banheiro é comum surgir a dúvida: vale mais a pena um vaso sanitário com caixa acoplada ou um sistema de válvula?

O fator determinante para a escolha de um sistema ou outro é o projeto hidráulico do local, o tipo e diâmetro de tubulação existente ou a ser instalada.

Os dois sistemas de descarga possibilitam economia de água, já que ambos possuem opções de duplo acionamento — 3 litros para dejetos líquidos e 6 para sólidos.

Vale ressaltar que a posição do ponto de esgoto de uma bacia com caixa acoplada é diferente do ponto de uma bacia convencional, sem caixa. Assim, em uma reforma, trocar um modelo pelo outro não é tão simples assim, pois envolve a quebra do piso para alteração da tubulação

Para você escolher o melhor modelo, separamos as principais diferenças entre vaso sanitário com caixa acoplada ou sem. Confira qual deve ser o tipo instalado no seu banheiro!

Como funciona o sistema sem a caixa acoplada

Os vasos sanitários sem caixa acoplada utilizam uma válvula de descarga que fica na parede. É um “registro” que conecta a água da caixa d’água (ou da rede) diretamente para o vaso. Ao pressionar o botão, o fluxo é liberado e a água leva os resíduos.

Uma das vantagens desse sistema é que ele permite a entrada de água com pressão, dificultando a chance de os resíduos não serem totalmente retirados. É um modelo muito utilizado em locais públicos, por ser mais resistente a vandalismo do que a caixa acoplada.

O modelo é inteligente, procura economizar água e o acionamento se dá apenas durante o tempo necessário, como é o caso da válvula hydralux duo. Também é possível adquirir válvulas de descarga com duplo acionamento que oferece opções para utilizar mais ou menos água conforme a necessidade.

Características do vaso sanitário com caixa acoplada

A caixa acoplada é mais comumente utilizada por conta do seu sistema hidraulico ser um pouco mais simples, com tubulações que podem ser ramificadas e que têm diâmetros menores do que as da válvula de descarga usada com as bacias convencionais, sem caixa. Confira outras vantagens:

existem diferentes modelos de cores, tamanhos e estilos diferentes, o que permite combinar o vaso sanitário com caixa acoplada com o restante da decoração do banheiro;
caso não queira a caixa externa, existem caixas de embutir em paredes de alvenaria e também drywall;
modelos de vaso sanitário com caixa acoplada também contam com acionamento de 3 e 6 litros, permitindo usar menos água quando for possível.

Quer economizar ainda mais? Então veja dicas para ter um banheiro sustentável!

Compartilhe!