Tamanho De Cuba De Banheiro — Dicas Para a Escolha da Peça Ideal

Postado em

Tamanho De Cuba De Banheiro — Como Escolher A Peça Ideal?

A escolha do tamanho da cuba de banheiro não é apenas uma questão de gosto, mas um fator crítico que afeta tanto a funcionalidade quanto o design do seu espaço.

Isso porque o tamanho ideal dessa peça une conforto e estilo, garantindo que você faça suas atividades com facilidade, e ainda deixa o ambiente visualmente equilibrado. Continue lendo este post para saber mais sobre estas quatro dicas:

  • considere as dimensões do espaço e sua usabilidade para escolher o tamanho de cuba de banheiro ideal;
  • conheça as características dos diferentes tipos e modelos de cuba para banheiro;
  • harmonize o tipo e o tamanho da cuba com outros elementos de composição do banheiro
  • evite dois dos erros mais comuns na escolha do tamanho da cuba para banheiro.

Considere as dimensões do espaço e sua usabilidade para escolher o tamanho de cuba de banheiro ideal

Para escolher o tamanho de cuba ideal para o seu banheiro ou lavabo, é essencial avaliar o espaço disponível e considerar as necessidade de uso do ambiente. 

Com uma fita métrica, verifique a largura e o comprimento do banheiro e anote as dimensões da área onde a cuba será instalada. Não se esqueça do espaço de circulação: o ideal é deixar pelo menos 60 cm à frente da cuba para que seja possível se mover com liberdade e ter boa usabilidade do ambiente.

O segredo está em equilibrar suas necessidades com o espaço disponível. Com um pouco de planejamento, você garante uma escolha acertada e a decoração perfeita para o banheiro.

Conheça as características dos diferentes tipos e modelos de cuba para banheiro

A cuba tem papel fundamental no planejamento da composição de um banheiro, e existem diversas opções dessa peça no mercado, cada uma com características particulares, desenvolvidas para se adequar a diferentes estilos de decoração e necessidades:

Cubas de embutir

Discretas e integradas à bancada, as cubas de embutir são ideais para quem busca otimização do espaço disponível, além de fácil manutenção e limpeza.

Tamanho De Cuba De Banheiro — Cubas de embutir

Cubas de apoio

As cubas de apoio ficam sobre a bancada e dão um toque de modernidade ao ambiente. Disponíveis em diversos formatos, tamanhos e cores, são uma ótima escolha para banheiros mais espaçosos e com design contemporâneo.

Tamanho De Cuba De Banheiro — Cubas de apoio

Cubas de semiencaixe

Peças que se projetam para fora da bancada, as cubas de semiencaixe são ideais para bancadas estreitas e ambientes com design moderno.

Tamanho De Cuba De Banheiro — Cubas de semiencaixe

 

Cubas de piso

Independente, as cubas de piso são instaladas diretamente a partir do chão, sem o uso de bancadas. As peças dessa categoria ajudam a criar um visual marcante e são indicadas para banheiros amplos.

Tamanho De Cuba De Banheiro — Cubas de piso

 

Cubas de sobrepor

As cubas de sobrepor ficam um pouco elevadas em relação à bancada e combinam bem com decorações mais clássicas.

Tamanho De Cuba De Banheiro — Cubas de sobrepor

 

No momento da escolha do modelo e do tamanho da cuba de banheiro, é importante buscar reunir funcionalidade e estilo. Se você preza por mais espaço na bancada, por exemplo, as cubas de embutir e de sobrepor podem ser a melhor opção. Já se você busca uma composição que garanta praticidade no uso, mas também faça da cuba um dos destaques da decoração, a cuba de piso e a cuba de apoio serão ótimas opções.

Leia também: Cubas Slim — Diversidade De Tamanho, Formato, Aplicação E Cor

Harmonize o tipo e o tamanho da cuba com outros elementos de composição do banheiro

A decisão sobre o tamanho da cuba de banheiro não se resume apenas à peça em si. É vital considerar como ela se encaixará com os outros elementos do ambiente, como a bancada, os metais e os armários. Afinal, é preciso que tudo esteja em harmonia para criar um belo design e garantir a melhor funcionalidade para o espaço.

Saiba como escolher o metal para cada cuba

A recomendação geral para a composição de um ambiente harmonioso é que cuba e torneiras sigam a mesma linha de design. Além disso, é essencial pensar na usabilidade das peças, uma torneira alta formará um conjunto mais funcional com a cuba de apoio, por exemplo.

Ao considerar a projeção do jato, é preciso prestar atenção à área necessária para a movimentação das mãos, bem como o espaço ideal para a queda d’água. Esse fator também está relacionado à altura da bica, que não deve ser nem muito baixa, nem muito alta. a fim de permitir a realização de diferentes movimentos.

Como resultado, escolher o tamanho da cuba de banheiro ideal trará maior conforto e ergonomia, sem necessidade de tocar no metal ou na cuba, além de evitar respingos para fora do espaço desejado.

Da mesma forma, ao optar por instalar metais na lateral da cuba, observe a posição do acionamento do metal. Os mais indicados, neste caso, são os modelos Touchless ou misturadores com acionamento pela parte superior do metal, além de bicas com projeção do jato direcionado para frente.

Evite dois dos erros mais comuns na escolha do tamanho da cuba para banheiro

Há dois erros bastante comuns na escolha do tamanho da cuba de banheiro que você deve evitar para compor um ambiente harmonioso visualmente e mais funcional:

  • desproporção: uma cuba muito grande em um banheiro pequeno rompe o equilíbrio estético, e o mesmo pode ser dito sobre uma cuba muito pequena em um ambiente espaçoso;
  • altura inadequada do metal: como exemplo, os metais de bica baixa são recomendados para cubas com mesa ou deck para apoiá-los. Já a altura dos metais de parede devem ser consideradas ao escolher a cuba, permitindo que a água flua adequadamente sem causar desconforto durante o uso.

A harmonia entre a cuba e os demais elementos não só evidencia o estilo do design do banheiro, como também torna seu uso mais confortável e eficiente. Portanto, pense no conjunto e acerte na escolha.

Agora que você conferiu dicas que ajudam na melhor escolha do tamanho da cuba para banheiro, acesse o nosso site e conheça a grande variedade de cubas Deca para lavabos e banheiro. Dentre as nossas muitas opções, com certeza você encontrará o modelo certo para a sua casa.

Compartilhe!