Quer deixar seu lar a sua cara, mas sem estourar o orçamento? Faça a reforma da casa dos seus sonhos com planejamento para cada etapa, cronograma e muita organização. É possível deixar seu ambiente mais aconchegante sem ultrapassar seu limite financeiro.
Reforma da casa só com planejamento!
Planejamento é bom para tudo na vida e com os consertos e reestruturações de casa não seria diferente. Coloque no papel tudo o que deseja fazer. Visite cada cômodo e avalie o que precisa ser modificado.
Ao planejar, você vai notar detalhes com mais clareza e vai conseguir elencar as prioridades, evitando gastos desnecessários para o momento.
Suas anotações devem conter:
- cômodos que deseja repaginar;
- o que vai ser feito em cada um;
- quando você pretende iniciar e completar a reforma da casa;
- quanto dinheiro terá disponível para utilizar.
Como dica, lembre-se: estabelecer uma quantia específica desde o início da obra é uma ótima forma de evitar gastos excessivos.
Defina etapas e crie um escopo para cada uma delas
Crie uma organização por etapas. Decida o que vai ser modificado em cada fase e faça um escopo de tudo o que vai ser necessário. Produtos para casa, mão-de-obra, duração dos ajustes e todas as mínimas informações que podem fazer diferença.
A ideia de agrupar as atividades vai facilitar sua compreensão do que deve ser realizado. Checar o que foi concluído durante o andamento também vai ser mais simples na hora de acompanhar.
Faça orçamentos e liste todas as despesas possíveis
Pesquisar é uma das formas de conseguir os menores preços. Liste os materiais e busque mais de um fornecedor para conseguir comparar valores. Procure informações e escolha produtos economizadores, que ofereçam um custo-benefício em médio e longo prazo.
Algumas “despesas ocultas” também precisam fazer parte do orçamento, como:
- alimentação dos trabalhadores;
- frete dos produtos adquiridos;
- adicional na conta de energia e de água durante a reforma.
O que você não conseguir identificar o custo correto com antecedência para se organizar, planeje utilizando uma quantia aproximada.
Trabalhe com profissionais de referência
Caso conte com a ajuda de engenheiros e arquitetos, contrate profissionais que são referência por realizarem um bom trabalho. Chefes de obra e pedreiros também precisam ter um bom histórico para garantir que a reforma da casa saia como o esperado. Outra dica é conversar com amigos que já fizeram mudanças no lar e pedir indicações.
Faça tudo legalmente na reforma da casa
Evite multas. Avalie se suas obras estão de acordo com os direcionamentos da prefeitura e do condomínio, se for o seu caso. Não descarte os destroços em terrenos baldios e nem deixe nas calçadas por muito tempo. Contrate um serviço para retirá-los.
Tenha uma reserva financeira para ajustes e gastos inesperados
É necessário separar uma parte do seu dinheiro que foi estabelecido no início do planejamento para possíveis custos extras. Muitas vezes idealizamos um projeto e não imaginamos que podem surgir ajustes fora do escopo e que apertam o orçamento.
Gostou das dicas para a reforma da casa? Encontre no blog da Deca outros conteúdos valiosos para quem deseja investir em mais conforto e economia.