Qual É A Diferença Entre Ducha E Chuveiro? Tire Suas Dúvidas

Postado em

Entenda Qual É A Diferença Entre Ducha E Chuveiro

Tomar um bom banho revigora e relaxa. Mas é essencial ter um bom chuveiro para que esse seja um momento agradável. Ao montar um banheiro, ainda é comum ter dúvidas sobre qual é a diferença entre ducha e chuveiro, já que para alguns os dois itens são o mesmo. No entanto, assim como sua nomeação, suas funções e funcionamento também diferem.

Para ajudar você a fazer as melhores escolhas para sua casa, neste artigo nós mostramos:

  • fatores que diferenciam ducha e chuveiro;
  • opções de chuveiro e ducha para sua casa.

Fatores que diferenciam ducha e chuveiro

Existem algumas características que diferenciam duchas e chuveiros, incluindo sistema de aquecimento, vazão de água, consumo energético, ajuste de temperatura e instalação. Saiba mais sobre cada um deles:

Sistema de aquecimento

O sistema de aquecimento é uma das principais diferenças entre duchas e chuveiros. Isso porque, enquanto os primeiros precisam de um aquecedor de água externo, os últimos podem ter aquecimento de água externo ou interno.

O chuveiro elétrico é o modelo em que o aquecimento é feito internamente: esse aparelho tem uma resistência que aquece a água que sai dele. Os demais modelos de chuveiro e ducha funcionam em conjunto com um aquecedor externo, que pode ser a gás, energia elétrica ou solar.

Vazão de água

O chuveiro elétrico costuma ter uma vazão menor em comparação a outros modelos de ducha e chuveiro, o que significa que ele libera uma quantidade menor de água por minuto.

Modelos com outro tipo de aquecimento apresentam uma vazão maior e, por isso, tendem a proporcionar maior conforto durante o banho.

Consumo energético

O chuveiro elétrico costuma ser menos eficiente do que duchas manuais e chuveiros que funcionam com aquecedores, já que sua resistência interna demanda mais energia para aquecer a água. Como resultado, ele gera um consumo maior de eletricidade.

Leia também: Chuveiro Econômico — 4 Produtos que Farão você Economizar nas Contas de Luz e Água

Ajuste de temperatura

Os modelos elétricos e os que contam com outros sistemas de aquecimento apresentam diferenças significativas no ajuste de temperatura. 

A maioria dos chuveiros elétricos tem opções de temperatura indicadas no próprio aparelho, geralmente marcadas como “inverno” e “verão”, e permitem pouca variação entre o fornecimento de água quente e fria. 

Já os modelos de duchas e chuveiros que contam com sistema de aquecimento externo possibilitam um ajuste mais sensível da temperatura da água. Isso dá ao usuário mais liberdade de escolha, de acordo com suas preferências e com as necessidades de cada momento.

Instalação

O chuveiro elétrico requer conexão com a rede elétrica e com a tubulação de água. Uma vez que a combinação entre água e eletricidade pode oferecer riscos, recomenda-se contar com o auxílio de um profissional capacitado para garantir uma instalação adequada.

Por outro lado, duchas e chuveiros aquecidos a gás, por exemplo, necessitam de uma fonte de aquecimento externa e precisam de conexões hidráulicas. A instalação do aquecedor, então, também deve ser realizada por uma equipe especializada.

Leia também: Hora do Banho: 3 dicas para manter duchas e chuveiros sempre limpos e com boa performance

Opções de chuveiro e ducha para sua casa?

Agora que você tirou dúvidas sobre qual é a diferença entre ducha e chuveiro, confira três modelos de chuveiros e duchas Deca que podem inspirar a composição do banheiro da sua casa:

Ducha manual cilíndrica Black Matte

Entenda Qual É A Diferença Entre Ducha E Chuveiro - Ducha Manual Cilíndrica Black Matte

A ducha manual cilíndrica Black Matte tem design sofisticado, tecnologia exclusiva e suas formas modernas garantem a ergonomia necessária para um banho confortável. 

Chuveiro com tubo de teto quadrado Gold Matte

Entenda Qual É A Diferença Entre Chuveiro E Ducha - Chuveiro Com Tubo De Teto Quadrado Gold Matte

Toda a imponência do dourado aliada à estética moderna do fosco. Essa é a proposta do chuveiro com tubo de teto quadrado Gold Matte, que ajuda a criar um ambiente sofisticado e a proporcionar uma experiência de banho incomparável.

Os chuveiros com tubo de teto se destacam por seu design e, por serem instalados diretamente no teto, dão ao banheiro uma aparência limpa e integrada.

Chuveiro com tubo de parede Jader Almeida Black Matte

Entenda Qual É A Diferença Entre Chuveiro E Ducha - Chuveiro Com Tubo De Parede Jader Almeida Black MatteNesse exemplo, a combinação do chuveiro com tubo de parede Jader Almeida Black Matte e do acabamento para registro de gaveta Jader Almeida Black Matte, peças da linha assinada pelo designer Jader Almeida que propõe uma mistura única de elementos do passado, do presente e do futuro, ajudou a criar um ambiente diferenciado, com decoração atemporal.

Leia também: Novas cores para tornar os banheiros ainda mais expressivos

Se você gostou das inspirações que compartilhamos neste conteúdo e quer conhecer outras opções de produtos para compor um ambiente único na sua casa, acesse a página de chuveiros e duchas no site Deca e descubra o modelo ideal para o seu projeto.

Compartilhe!