Pavilhão Deca traz a água como referencial arquitetônico na CASACOR Rio

Postado em

A Deca, patrocinadora master da CASACOR, interpreta a evolução das relações das pessoas com seus espaços por meio da água na CASACOR Rio. No Pavilhão Deca, de João Panaggio, e em outros 23 projetos assinados por profissionais, a marca celebra 30 anos de parceria com a mostra trazendo inovações e referências do portfólio pautado no design para ver e viver.

O Pavilhão Deca surpreende não apenas pelas dimensões – 300m2 -, mas pelo uso da água como elemento central e divisor ao integrar e setorizar os espaços. Regido pela conexão entre arquitetura e indivíduo, faz uso deste recurso natural em toda a sua extensão, reforçando os atributos e simbologias atemporais de força, limpeza e relaxamento tão presentes nas termas romanas.

Pavilhão Deca – João Panaggio – CASACOR Rio de Janeiro (crédito: André Nazareth)

Inspirado pelo design dos produtos, Panaggio criou o conceito do espaço a partir de uma variedade de linhas e acabamentos Deca, pensados para ambientes diversos.

“Esse aspecto da peça como desenho é uma das coisas mais fortes na minha leitura da marca, onde o metal e a louça assumem uma postura de objeto de design. Quando se fala em detalhismo, o detalhe se manifesta como se cada produto tivesse uma personalidade”, ressalta o arquiteto.

No lado direito, espaços voltados para momentos de autocuidado e relaxamento ganham a versatilidade estética e funcional dos lançamentos Deca. O quarto privilegia o acolhimento e a integração com a natureza presente. Na sequência, o SPA traz chuveiros de teto Aquamax em Dark Antracite, que se apresentam centralizados acima de uma base cercada de paisagismo abundante.

Na Sala de Banho, a Banheira com apoio Deca Senses branca e o Monocomando de piso para banheira Deca You em Dark Antracite, ampliam a sensação de bem-estar, enquanto o banco em resina oferece praticidade e beleza como assento ou peça decorativa, além de maior segurança em áreas molhadas pela sua estrutura antiderrapante.

Pavilhão Deca – João Panaggio – CASACOR Rio de Janeiro (crédito: André Nazareth)

Voltada para os cuidados pessoais, uma extensa bancada revestida pela Coleção Mezzo da Portinari concentra cubas Slim de sobrepor retangulares em Ébano Fosco, e bicas Deca You no formato quadrado. Os acionamentos para torneiras redondos, instalados ao lado esquerdo das louças, criam uma paginação que foge do uso convencional ao dar total liberdade de escolha na composição, uma exclusividade deste lançamento Deca. Porta-toalhas, também da linha Deca You, conferem o tom estético e a praticidade, assim como o Conjunto de acessórios em resina branca no formato quadrado, que conta com porta algodão, porta escova de dentes, porta sabonete líquido e bandeja. Ao lado, em um espaço reservado por uma estrutura de madeira, a bacia convencional LK, em Ébano Fosco, faz composição com a Papeleira Deca You.

Pavilhão Deca – João Panaggio – CASACOR Rio de Janeiro (crédito: André Nazareth)

No lado oposto, entre o living e a sala de poltronas, que reúne peças icônicas do design nacional, a cozinha exibe um estilo contemporâneo com a torneira Urban Deca, que traduz um design pensado para funcionalidade, somado a atributos estéticos que tornam o uso mais intuitivo. A torneira inspirada no conceito industrial traz em sua extremidade uma textura desenvolvida também para facilitar o acionamento dos dois tipos de jato: concentrado e suave. Já a Cuba de cozinha Unic, produzida em quartzo, além de oferecer maior resistência ao excesso de calor, choque térmico, arranhões e batidas, amplia sua funcionalidade com o workstation que evita o uso da bancada para preparar alimentos. A intensidade da paleta no ambiente é reforçada pelos tons escuros da coleção Audaz da Portinari, inspirada em pedras vulcânicas.

Pavilhão Deca – João Panaggio – CASACOR Rio de Janeiro (crédito: André Nazareth)

Na fachada oposta, o vão aberto para o jardim recebe na área externa um muro gabião – estrutura de pedras empilhadas e teladas em arame – que acomoda os produtos Deca. Nele, as cubas Inox redondas na cor Corten e as bicas da linha Deca You nos formatos Wave, Redonda e Quadrada, todas no acabamento Black Matte, se somam aos acionamentos redondos da mesma coleção na tonalidade Brown Matte. O espaço de 200m2, com paisagismo assinado por Catê Poli e Luis Porto, cria um cenário verde para o Pavilhão Deca, aproveitando a vegetação tropical existente e incorporando plantas exuberantes e nativas da Mata Atlântica. Com areia no piso, traz uma sensação praiana para receber com aconchego os visitantes.

Pavilhão Deca – João Panaggio – CASACOR Rio de Janeiro (crédito: André Nazareth)

“Depois de uma vivência na Itália, onde a ideia da arquitetura relacionada com a água é muito presente, voltei ao Brasil no período de inscrições do Prêmio Deca. Finalista na edição 2019, pude trazer muito desse conceito, de maneira usual, ao desenhar uma casa com estas inspirações”, celebra João Panaggio.

CASACOR Rio
Data: 15 de agosto a 15 de outubro de 2023

Compartilhe!