O Que é Cuba de Sobrepor?

Postado em

O Que é Cuba de Sobrepor?

Cada banheiro tem uma estrutura diferente, e por isso os cômodos têm visuais que combinam mais com certas peças do que com outras. A cuba, por exemplo é uma das partes que é disponibilizada em de diversas formas diferentes, para que possa ser útil a todos os propósitos de design. Entre os tipos disponíveis, a cuba de sobrepor é um exemplo.

Você sabe o que é? Talvez não tenha conhecimento de que essa pode ser a melhor opção para seu banheiro! Veja mais informações neste artigo.

O que é a cuba de sobrepor e porque tem esse nome?

É muito comum que não se conheça as peças que compõem o banheiro por seus nomes específicos, e, às vezes, por não haver esse discernimento, não é feita a melhor escolha para o visual do cômodo. Sendo assim, é importante saber o que é uma cuba de sobrepor e entender suas aplicações.

Ela recebe esse nome pois é, de fato, sobreposta à bancada. Um furo é feito na peça e o item é colocado de maneira que as bordas fiquem sobressalentes, para fora do buraco. Ela pode ser quadrada ou oval, embora a arredondada seja mais comum. Além disso, torneira ou misturador são instalados diretamente na bancada e não na pia.

A escolha por esse tipo de peça é feita também por sua facilidade de instalação.

Em que casos é uma boa escolha?

Entre os estilos, a de sobrepor é uma das mais versáteis na hora da reforma do banheiro, mas é importante tomar cuidado com dois aspectos importantes ao pensar no design: a cor geral do cômodo e o tamanho e material da bancada na qual deseja encaixar o item.

Pelo fato de a cuba de sobrepor ter uma parte de sua borda como sobra para os lados, a cor da peça tem certa evidência.
O ideal, então, é combinar a cor que será predominante no banheiro com o tom da peça. Se a bancada for de algum tipo de pedra, é importante colocar a coloração dela na equação também.

Se você quer um cômodo com um estilo mais moderno, tenha cuidado na hora de planejar. Nem sempre uma cuba que apresenta um tom mais vibrante combinará, por exemplo, com uma bancada de granito. Tudo deve ser muito bem pensado.

Caso não haja maneira de combinar esse tipo de peça com o banheiro ou com a pia em geral, talvez seja interessante investir em outro modelo, como a de embutir, que é mais discreta, já que não tem a borda sobressalente.

O tamanho da bancada também influencia. Se for muito pequena, o item de sobrepor pode pesar pelo excesso de informações, principalmente se a cor entre a bancada e a cuba não combinar de maneira precisa.

Ou seja, se a bancada for menor do que o esperado, uma opção é o semiencaixe, que traz modernidade e, por sua sobra para a frente, esconde o reduzido tamanho da pia do banheiro.

Para mais dicas de como equipar seu banheiro, continue no blog da Deca!

Compartilhe!