Loucos por cozinha, loucos por banheiro

Postado em

A vontade de transformar esses dois ambientes leva muita gente a encarar uma reforma completa, como nestas duas histórias com final feliz. Moradores contam suas motivações e arquitetos dão as dicas para conquistar o espaço dos sonhos

Não é à toa que cozinhas e banheiros lideram o ranking de cômodos mais reformados: eles estão atrelados a características bastante significativas da cultura brasileira. Na cozinha, o costume de receber ali e fazer do preparo das refeições uma ocasião social dita as regras na hora da renovação. Já no banheiro o mote está mais relacionado à possibilidade de relaxamento e bem-estar e à valorização da intimidade. Qualquer que seja a sua razão para reformar, inspire-se nestes dois projetos e confira no site da Deca produtos e soluções semelhantes às escolhidas pelos profissionais e moradores.

COZINHA

Foto: Maíra Acayaba

Curtir a casa em família passa necessariamente pela dupla forno e fogão. Por isso, e reforma desta cozinha foi um dos pontos mais importantes da reformulação do apartamento da empresária aposentada Marcia Corrêa. “Era importante integrá-la à sala, mas também prever a alternativa de isolá-la em determinadas situações. Por isso adotamos um sistema de portas-camarão entre os dois ambientes”, fala Marcela Madureira, autora do projeto e apaixonada por desenhar cozinhas. “Ela é o coração da casa brasileira, onde o dia a dia acontece”, fala a arquiteta. “Até por isso, também é fundamental pensar na praticidade. Armários devem sempre estar numa altura acessível, por exemplo”, lembra ela.

Foto: Arquivo pessoal

“Adoro minha cozinha! Além de bonita ela é funcional, algo muito importante para quem gosta de cozinhar. Depois da obra, ela ficou leve, clara e alegre. É onde passamos mais tempo em família”, diz a moradora Marcia Corrêa.

Foto: Maíra Acayaba

A bancada de refeições do dia a dia é um prolongamento da generosa área de trabalho. Ao fundo, vê-se o conjunto de portas-camarão (retráteis) que podem separar a cozinha da sala, quando necessário.

Foto: Arquivo pessoal

Após visita ao Espaço de Design da Deca, a cliente optou pelo misturador de mesa monocomando Gourmet. “Sua ducha flexível ajuda na limpeza da bancada, e seu design diferenciado a torna um elemento especial do projeto”, comenta a arquiteta Marcela Madureira.

Foto: Maíra Acayaba

Bastante livre na bancada e outras superfícies de apoio são indispensáveis para uma cozinha prática. A arquiteta Marcela Madureira recomenda ainda: revestimentos fáceis de limpar (como azulejos e porcelanatos), iluminação geral e com pontos direcionais e armários dimensionados sob medida.

BANHEIRO

Foto: Norio Ito

A remodelação deste ambiente foi a mais relevante na reforma do sobrado de Cristina e Reinaldo Miyake. “Todo o resto se deu de um jeito bem básico. Já aqui fizemos questão de um espaço totalmente voltado para o relaxamento”, fala ela. A sala de banho contém boxe compartilhado e um ofurô de alvenaria – este último muito disputado também pelos três filhos do casal, embora cada um tenha o seu banheiro. Na proposta dos arquitetos Ricardo Miura e Carla Yasuda, dois experts no desenho deste ambiente, a área dedicada ao banho é a que mais deve se beneficiar da luz natural. “É gostoso ter uma vista, através das janelas altas, quando se está sob a ducha ou deitado na banheira”, diz Ricardo.

Foto: Arquivo pessoal

“Somos descendentes de japoneses e adoramos banho de imersão. Embora não usemos o ofurô com tanta frequência para economizar água, quando fazemos isso é sempre muito especial. E os chuveiros de teto , também proporcionam uma ducha superconfortável. Valeu a pena investir nesse espaço”, diz a moradora, Cristina Miyake.

Foto: Norio Ito

Deste lado, fica a área do vaso convencional Carrara, situado junto ao painel de vidro fixo que proporciona luz natural difusa.

Foto: Norio Ito

Nesta bancada, o misturador de mesa Deca Cubo aparece instalado numa das laterais.

Foto: Norio Ito

Detalhe dos acabamentos para registro Cubo

Foto: Norio Ito

Para o arquiteto Ricardo Miura, prezar pela boa distribuição, eleger acabamentos que resultem numa atmosfera serena e priorizar sistemas economizadores de água são ações sempre bem-vindas, segundo ele. Por fim, o arquiteto provoca: “Acho sempre válido o casal dividir a área de banho. Por que não aproveitar o momento a dois?”

Compartilhe!