De olho na água

Postado em

Para fazer frente à crise hídrica que tem afetado várias regiões do país, novos hábitos de economia vieram para ficar. Torneiras para banheiro e cozinha são aliadas valiosas nessa batalha.

O consumo consciente de água já não é uma escolha: tornou-se obrigatório para lidar com a falta de abastecimento à qual os brasileiros precisaram se adaptar. Em muitos casos, porém, trata-se simplesmente de combater o uso perdulário. Segundo a ONU, a quantidade diária para suprir as necessidades de uma pessoa é de 110 litros – volume que, no Brasil, chega a dobrar. Por isso, nunca é demais lembrar como acabar com pequenos desperdícios em casa e evitar que a água escoe desnecessariamente pelo ralo da pia. Confira as dicas e, no final, uma seleção de produtos Deca para economizar ainda mais.

No banheiro

  • A torneira aberta durante 5 minutos para escovar os dentes gasta cerca de 12 litros numa casa e 80 em apartamento. Usando um copo d’água para enxágue, a cifra diminui para apenas 1 litro;
  • O mesmo vale para o barbear. Abrindo a torneira apenas para o enxágue, poupam-se até 9 litros numa casa e 79 litros num apartamento.

Na cozinha

  • Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamento. Limpando os restos de comida antes e abrindo a torneira só para enxaguar, o consumo cai para 20 litros;
  • Descongelar alimentos na geladeira, e não em água corrente, zera o gasto nessa etapa;
  • Cozinhar alimentos no vapor requer apenas uma lâmina de água em vez de uma panela cheia. E ainda preserva os nutrientes!

Atenção constante

  • Certifique-se de que a torneira está bem fechada. O pinga-pinga parece inofensivo, mas pelo menos 16 mil litros vão-se embora de somente uma torneira assim ao longo de um ano;
  • Conserte vazamentos. Um furo de 2 mm num cano desperdiça 96 mil litros em um mês;
  • Arejadores e restritores;
  • Presentes em produtos Deca, esses dispositivos reduzem em até 85% o consumo de água. Enquanto o primeiro mistura ar ao jato, dando a sensação de maior volume com menos água, o segundo reduz a vazão sem comprometer a pressão;
  • Ambos são indicados não só pela economia, mas também pelo conforto que proporcionam.

Seleção de produtos

Abaixo, reunimos alguns modelos de torneiras, que ilustram os dispositivos economizadores de água. Para conhecer todas as linhas com soluções sustentáveis da marca, acesse aqui.
img-1-texto-de-olho-na-agua img-2-texto-de-olho-na-agua img-3-texto-de-olho-na-agua
<
>
Misturador monocomando de mesa para cozinha Deca Sense: considerando que, na cozinha, as mãos do usuário muitas vezes estão ocupadas, basta tocar qualquer parte do corpo/bica da torneira para acionar ou fechar o fluxo de água.

Compartilhe!