Cozinha Minimalista – 5 Dicas De Decoração Para Uma Cozinha Elegante E Funcional

Postado em

Cozinha Minimalista – Dicas De Decoração

Se para você a cozinha ideal é um ambiente sem muitos equipamentos e objetos, funcional e com decoração elegante, optar por uma cozinha minimalista pode ser a alternativa perfeita para sua casa.

O minimalismo é caracterizado pela máxima do “menos é mais”: nele, a ausência de excessos, a combinação de tons neutros e cores que conversam entre si, e a harmonia visual são valorizados. Assim, criam-se ambientes clean, que ficam mais despojados ou sofisticados a depender das escolhas de design.

Gosta desse estilo e quer saber mais sobre como adotá-lo? Continue a leitura deste post e confira:

  • cinco dicas de decoração para uma cozinha minimalista;
  • quatro cozinhas minimalistas para você se inspirar.

5 dicas de decoração para montar uma cozinha minimalista

Separamos algumas dicas práticas que ajudam a transformar a cozinha em um ambiente minimalista: um espaço bem organizado, elegante e funcional.

1. Escolha móveis e eletrodomésticos com linhas retas e elegantes

O design dos móveis e dos eletrodomésticos é fundamental para alcançar o estilo minimalista na cozinha, pois eles têm papel essencial na composição desse ambiente. Ao escolher armarios, gabinetes, bancadas, geladeiras e outros elementos, considere se:

  • os móveis têm linhas retas e fluídas, e são, majoritariamente, de cores neutras;
  • os eletrodomésticos têm design elegante e são de cores sóbrias.

2. Explore uma paleta de cores minimalista

A escolha das cores é outro elemento-chave na composição de uma cozinha minimalista e dá o tom desse estilo de decoração. 

As cores neutras, como o branco, o preto, o cinza, o azul escuro, o marrom e o bege, formam uma paleta minimalista e são as mais utilizadas em paredes, revestimentos e móveis de maior dimensão. Mas aplicar outros tons, desde que as cores escolhidas conversem entre si, não é proibido e ajuda a evitar que o ambiente tenha uma aparência monótona.

Brincar com texturas e padrões e fazer combinações de tom sobre tom também ajuda a tornar a decoração minimalista mais interessante.

3. Invista em iluminação natural

A iluminação natural, que aumenta a claridade e dá sensação de amplitude ao ambiente, é um aspecto muito importante na composição de espaços com decoração minimalista. 

Para cozinhas nesse estilo, quando possível, vale investir na instalação de janelas grandes e portas de vidro, elementos que ajudam a trazer a luz externa para dentro de casa.

4. Opte por elementos de decoração discretos e funcionais

Como na decoração minimalista não há espaço para o acúmulo de coisas, é importante que todos os elementos explorados na composição de uma cozinha nesse estilo sejam práticos e funcionais. 

Para louças, utensílios e outros artigos de decoração, a melhor escolha é o design simples e elegante. O mesmo se aplica aos eletrodomésticos portáteis, como cafeteira e liquidificador.

5. Aposte em torneiras, cubas e acessórios com design clean

Ao montar uma cozinha minimalista, cubas, torneiras e outros elementos funcionais, como os misturadores de mesa, também seguem o conceito que marca esse estilo de decoração: 

  • as cubas devem ser práticas e contribuir para um visual limpo e organizado;
  • as torneiras precisam combinar com o estilo da cuba e com os demais elementos de decoração. Por isso, prefira aquelas com design simples e elegante. Para as cores, além do convencional metal cromado, pode-se incluir tons mais chamativos e vibrantes, para criar um ponto de destaque no ambiente.

Leia também: Torneiras Coloridas: Saiba Mais Sobre Essa Tendência

3 cozinhas minimalistas para você se inspirar

As cozinhas com estilo minimalista têm conquistado cada vez mais adeptos. Para inspirar você e ajudar a criar um ambiente único na sua casa, confira os quatro exemplos que selecionamos: 

Cozinha minimalista por Yamagata Arquitetura

Cozinha Minimalista – por Yamagata Arquitetura

Nesse projeto, a arquiteta optou pelo uso de cores clássicas: o preto, o cinza e o bege. Os aspectos funcional e elegante, marcantes no minimalismo, foram complementados pela escolha do misturador monocomando de mesa com filtro para cozinha Twin.

Seguindo a proposta da decoração, o filtro de cozinha Deca garante a união do design e da tecnologia, já que oferece água normal e filtrada em um único produto. Para isso, ele utiliza apenas um ponto de água, o que o torna compacto e funcional devido à tecnologia Carbon Block, que garante alta capacidade de filtragem.

Cozinha minimalista por Jessica Araújo

Cozinha Minimalista – por Jessica Araújo

A combinação das cores preto, cinza e terracota criou uma cozinha discreta e sofisticada. O misturador monocomando de mesa para cozinha Unic Gourmet, com bica alta e móvel, facilita a realização de diversas tarefas. O acionamento por alavanca e a ducha flexível de longo alcance também colaboram para a funcionalidade do ambiente.

Cozinha minimalista por Gabriel Bordin

Cozinha Minimalista – por Gabriel Bordin

O uso do inox é uma das principais apostas na decoração de cozinhas minimalistas, devido ao seu apelo estético. Nesse projeto, a calha organizadora em inox com sistema de escoamento, o monocomando Deca You com acionamento Deca You Flat em inox e a cuba de cozinha inox Wish foram combinados com tons de cinza, preto e branco, além do verde da vegetação. 

Leia também: Conheça Os Diferentes Tipos De Cuba Para Cozinha

Se você gostou deste conteúdo e quer conferir outras dicas e inspirações para a composição dos ambientes da sua casa, leia também nosso artigo sobre o que você precisa observar para escolher a torneira para cozinha!

Compartilhe!