Cozinha Integrada — Dicas Para Otimizar e Decorar seu Espaço

Postado em

Cozinha integrada: dicas para otimizar e decorar seu espaço

Se você está construindo ou reformando seu imóvel e quer para sua casa uma planta em conceito aberto, ter uma cozinha integrada à sala ou a outros ambientes pode ser um dos seus sonhos. Mas realizar esse desejo apresenta alguns desafios e traz algumas incertezas sobre como otimizar o uso do espaço e acertar na decoração. 

Neste post, nós ajudamos você com questões essenciais ao optar por ter uma cozinha que segue o conceito aberto. Continue lendo o conteúdo para descobrir:

  • por que integrar os ambientes de casa;
  • quais são os diferentes modelos de cozinha com conceito aberto;
  • como decorar cozinha integrada.

Por que integrar os ambientes de casa?

Projetos de casas e apartamentos com planta aberta, que têm a cozinha integrada à sala de estar e de jantar, por exemplo, são uma tendência entre arquitetos e designers de interiores, e também têm ganhado a preferência de quem está comprando, construindo ou reformando um imóvel. 

Cozinha integrada: Cuba de Cozinha Quartzo Black Unic Deca

A razão para plantas com ambientes integrados estarem em alta é que elas ajudam a otimizar o uso do espaço, colaborando para aumentar a sensação de amplitude, mesmo em apartamentos e casas menores, além de:

  • colaborarem para a criação de ambientes mais funcionais e multiuso;
  • contribuírem para o melhor aproveitamento da luz natural;
  • tornarem a rotina dos moradores mais prática;
  • promoverem mais horas de convivência e interação entre moradores e visitantes da casa;
  • contribuírem para a composição de um imóvel com estética moderna e sofisticada.

Quais são os diferentes modelos de cozinha com conceito aberto?

As cozinha em conceito aberto podem ser projetadas em diferentes formatos para proporcionar a integração entre os espaços: 

Cozinha Americana

A principal característica da cozinha tipo americana é a existência de uma bancada, que pode ser uma ilha ou uma península, que separa a cozinha da sala de estar ou de jantar. 

Quando a bancada de separação entre os ambientes é uma ilha, esse elemento não está conectado a nenhuma parede, já a península é ligada a paredes ou outras bancadas. 

A bancada de separação da cozinha americana pode ser usada apenas como uma mesa de apoio para refeições, por exemplo. Ou nela podem ser instalados itens como o cooktop ou a pia e a lava-louças, liberando mais espaço em outras bancadas do ambiente. 

Cozinha em U

Nesse desenho de cozinha em conceito aberto, as bancadas se estendem por três pontos, criando um formato similar ao da letra U. 

Indicada principalmente para imóveis maiores, a cozinha de formato em U cria uma bancada com ótimo espaço de trabalho e promove a integração dos espaços de forma elegante e sofisticada. 

Cozinha em L

Ótima alternativa de cozinha integrada para casas e apartamentos mais compactos, a cozinha em L é caracterizada por ter uma bancada que se estende por duas paredes, uma delas menor, num formato que se assemelha à letra L. 

Nesse desenho, ganha-se mais espaço de trabalho na bancada, além de promover mais interação entre quem está na cozinha e nos outros espaços da casa.

Leia também: Cozinha Minimalista – 5 Dicas De Decoração Para Uma Cozinha Elegante E Funcional

Como decorar cozinha integrada?

A decoração é um fator de grande relevância em cozinhas com conceito aberto, pois é ela que garante o conforto visual em todo o espaço integrado. Confira algumas dicas que ajudam a compor espaços que unem funcionalidade, comodidade e estilo.   

1. Harmonize a decoração

Ao decorar ambientes integrados, é essencial harmonizar os elementos que vão compor cada área do espaço. Embora nem tudo precise combinar e certos contrastes e complementos ajudem a criar um ambiente com mais estilo e personalidade, alguns fatores precisam ser uniformes, como:

  • a paleta de cores;
  • o estilo da decoração. 

2. Invista em móveis planejados e eletrodomésticos de embutir

Armários e eletrodomésticos têm papel fundamental na composição de cozinhas integradas, pois ajudam a promover a melhor utilização do espaço e a integração harmoniosa entre a cozinha e os outros ambientes. 

Optar por armários feitos sob medida é essencial para ter uma cozinha em conceito aberto que seja funcional e também agradável aos olhos. 

Os eletrodomésticos devem ser escolhidos com cuidado: se possível, dê preferência a embuti-los na marcenaria e opte por equipamentos em cores que combinem com a paleta escolhida para a decoração da cozinha e dos outros ambientes integrados. 

3. Dê atenção especial à escolha da bancada e da pia de cozinha

Você deve ter notado ao longo deste post que as bancadas têm papel crucial na composição de cozinhas integradas, afinal, são elas que fazem a divisão entre os ambientes e definem o desenho da cozinha em conceito aberto. Sendo assim, a escolha desse elemento é fundamental para ter um espaço funcional e visualmente interessante.

Cozinha integrada: Cuba de Cozinha Quartzo Black Unic Deca

As bancadas devem ser feitas sob medida e de material que esteja em harmonia com os outros elementos de design do espaço. A pia também deve ser escolhida com atenção, pois precisa colaborar para a melhor utilização do espaço e para o estilo do ambiente. 

Em bancadas maiores, pode-se considerar o uso de uma cuba dupla ou tripla, para aumentar a praticidade no dia a dia. Nas bancadas menores, cubas com utensílios como tábua, escorredor ou área seca ajudam a otimizar o uso do espaço. 

Ao escolher o material, cubas de inox e cubas de quartzo são alternativas que se integram bem a cozinhas de diferentes estilos. 

Leia também: Decoração de Cozinha Pequena – 3 Dicas Para Transformar o Ambiente e Aproveitar Melhor o Espaço

Se este conteúdo reforçou sua vontade de ter uma cozinha em conceito aberta aí na sua casa, continue conferindo informações que ajudam a fazer as melhores escolhas para o seu imóvel: leia também nosso artigo sobre os diferentes tipos de cuba para cozinha e conheça as opções que você pode considerar no seu projeto.

Compartilhe!