Como Organizar Armário de Cozinha? Conheça Algumas Dicas Práticas Para Organizar o Móvel

Postado em

Como Organizar Armário de Cozinha? Conheça Algumas Dicas Práticas Para Organizar o Móvel

Um dos desafios para quem gosta de tudo arrumado é saber como organizar armário de cozinha com eficiência. Quando essa parte da casa está bagunçada, utensílios somem, itens correm o risco de quebrar e não dá para fazer nada direito.

Para que você não tenha mais problemas com a desorganização, listamos algumas dicas práticas de como organizar armário de cozinha. Pare de sofrer e confira!

Como organizar o armário de cozinha com divisórias

As divisórias são ótimas para a organização deste móvel. Quem é louco por cozinha pode fazer as divisões sob medida ou mesmo reaproveitar itens como revisteiros para guardar tampas e bandejas.

Suportes e prateleiras dentro dos armários também mantêm a divisão e distribuem o peso de pilhas de pratos, por exemplo. Logo, com as divisórias a organização será garantida.

Guarde os itens de acordo com a frequência de uso

Copos e pratos são usados todos os dias, mas será que podemos dizer o mesmo daquele aparelho de jantar que só sai do armário em datas especiais? Alguns itens da cozinha quase nunca são utilizados e, por isso, devem ser guardados em espaços específicos.

Separe os utensílios de acordo com a frequência de uso, deixando pratos e copos ao alcance das mãos. Bandejas, taças e outros itens utilizados de vez em quando precisa ficar em locais que são menos acessados para não atrapalhar.

Use a padronização para guardar os utensílios

Como organizar armário de cozinha sem padronizar a separação? É impossível! Por isso, agrupe pratos, copos, taças e potes similares ou do mesmo jogo. Pratos do mesmo tipo de louça e tamanho devem ser empilhados juntos, e essa regra vale para os demais utensílios.

As panelas também devem ficar juntas, assim como potes de tempero. Nesse último caso, é importante etiquetar cada pote para evitar enganos e manter a padronização, que deixa tudo esteticamente perfeito.

Aproveite cada espaço dos armários

Com a redução do tamanho de casas e apartamentos, integrar é preciso para otimizar o espaço. Ele precisa ser aproveitado de diferentes formas, e dentro do armário da cozinha essa regra também pode ser aplicada.

Dá para colocar porta-papéis nas portas para guardar as tampas de potes ou tábuas de corte, entre outros truques. Suportes que são encaixados em prateleiras internas também criam novos espaços para itens como xícaras.

Uma boa dica é utilizar o sifão articulado. Este equipamento, além de corrigir erros de instalação — justamente por ser articulado e alcançar melhor os pontos desalinhados —, ele também proporciona um ganho de espaço considerável embaixo da pia, já que o “copinho” do sifão fica encostado na parede, liberando este espaço para o armazenamento de utensílios.

Outra forma de organizar a cozinha é entender as dimensões de móveis e bancadas. Para fazer isso, confira como deixar a sua cozinha na medida certa!

Compartilhe!