A Diferença Entre Torneira e Misturador

Postado em

Diferença entre Torneiras e Misturador

Atualizado em 14/06/2023

Quando estamos montando nossa casa pela primeira vez, várias dúvida surgem e poucas são facilmente esclarecidas com informações on-line. A diferença entre torneira e misturador é uma delas. Você sabe o que os difere? A Deca te explica tudo sobre estes itens e quais são os pontos positivos e negativos de cada um deles. Confira!

Afinal, qual a diferença entre torneira e misturador? 

Os metais merecem uma atenção especial na hora de escolher a decoração da casa, não é mesmo? Eles são os detalhes que fazem a diferença, aqueles toques finais que têm o poder de dar um ar todo especial a qualquer criação. Porém, existe uma opção ideal para cada gosto, estilo e orçamento.

As torneiras são metais mais simples. Essencialmente, a única diferença entre uma torneira e um misturador é que a primeira oferece apenas água fria.

Caso vá comprar uma torneira para sua cozinha, opte por aquelas que contenham arejadores articulados, que facilitam o uso no dia a dia. A Torneira de Parede Duna Clássica é uma ótima opção, pois ainda conta com um design atemporal, elegante e clean.

Um misturador nada mais é do que um modelo que oferece tanto água quente, quanto fria. Como ele conta com dois registros independentes entre si, é possível acionar as duas temperaturas ao mesmo tempo, de forma que você possa ajustar até chegar na combinação ideal.

É importante lembrar que para contar com um misturador é preciso instalar algum sistema de aquecimento da água. Seja elétrico, à gás ou por energia solar, é essencial que exista essa tecnologia disponível.

A variação de preço é grande entre Torneira e Misturador? Isso pode ser decisivo na tomada de decisão?

Ao comparar os preços de torneiras e misturadores, é importante considerar alguns fatores. Em geral, as torneiras tradicionais costumam ser mais acessíveis em termos de preço, principalmente quando as opções são as mais básicas do mercado. Elas oferecem funcionalidade simples e podem ser encontradas em diversas faixas de preço permitindo que os consumidores escolham de acordo com o orçamento disponível.

Por outro lado, os misturadores tendem a ter um preço um pouco mais elevado. Isso se deve, a funcionalidade de disponibilizar uma função avançada de uso e capacidade de ser mais assertivo no controle da temperatura da água. Os misturadores permitem uma mistura perfeita de água quente e fria, levando maior conforto e conveniência aos usuários. Além disso, eles estão disponíveis em uma variedade maior de estilos e designs, o que também pode influenciar o preço.

É importante ressaltar que, embora os misturadores geralmente tenham um custo inicial mais alto, eles podem se mostrar uma escolha econômica a longo prazo. Isso ocorre porque os misturadores são projetados para um uso mais eficiente de água, permitindo ajustar facilmente a temperatura desejada sem desperdícios. Essa eficiência pode levar a uma redução no consumo de água ao longo do tempo, resultando em economia em sua conta de água. Portanto, ao considerar o preço, é importante levar em consideração tanto o custo inicial quanto os benefícios a longo prazo que um misturador pode oferecer.

Como escolher o ideal para mim? 

Agora que você já sabe a diferença entre torneira e misturador, é hora de saber qual dos dois é melhor para você. A resposta pode parecer banal: depende. Tudo depende dos seus objetivos, estilo de vida e orçamento, mas também é preciso garantir que existe uma instalação hidráulica adequada, com ponto de água quente — ou não — no local, bem como sistema de aquecimento.

Os modelos de torneira costumam ser mais acessíveis do que os misturadores. No entanto, vale refletir sobre qual é o seu objetivo. Um lavabo pouco usado, por exemplo, não demanda um misturador, pois a água quente dificilmente será utilizada naquele cômodo. Já na cozinha o modelo pode ser bastante interessante, já que água quente ajuda bastante na hora de lavar a louça.

Gostou de saber essa curiosidade? Continue acompanhando o blog da Deca e fique sempre por dentro!

Compartilhe!