6 Dicas para Economizar Água no seu Dia a Dia

Postado em

dicas para economizar água

A economia de água virou preocupação recorrente nos quatro cantos do mundo. Com a escassez do nosso bem mais precioso em diversas regiões, o alerta foi aceso, e conscientes de que temos nossa devida responsabilidade, adotar a mudança de hábitos no nosso cotidiano se faz extremamente necessário.

Confira nossas seis dicas para você começar a economizar água no seu dia a dia!

1. Feche a torneira

Ao realizar atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça, por mau hábito, deixamos a torneira aberta enquanto não estamos utilizando a água. Essa atitude pode desperdiçar até dez litros de água para cada tarefa, portanto, procure fechar a torneira no momento em que não estiver utilizando.

2. Otimize o tempo no banho

Um chuveiro ligado gasta, aproximadamente, de 12 a 20 litros de água por minuto. Observe o tempo que o chuveiro permanece ligado. Não precisa pular etapas do banho, apenas atente-se para fechar o chuveiro quando não precisar se enxaguar e ao se ensaboar.

3. Verifique vazamentos

Caso consiga detectar vazamentos em suas tubulações e hidrômetro, solicite a um técnico o conserto o quanto antes. Assim que notar qualquer escape, desligue imediatamente o registro. Um vazamento de água pode chegar a um desperdício de 30 litros por dia.

4. Reaproveite a água da máquina de lavar

A água utilizada para enxágue das máquinas de lavar roupa costumam ser jogadas literalmente no ralo. Por que não reutilizá-la para tarefas domésticas, como lavar o chão da casa ou o quintal? Basta desviar o fluxo da mangueira de vazão para um balde e realizar as tarefas normalmente.

5. Economize nas descargas

Uma válvula sanitária comum é capaz de consumir até 15 litros de água por descarga. Sempre que puder, use apenas meia-descarga no banheiro. É possível, também, investir em uma tecnologia sustentável, instalando em sanitários válvulas com sistema “dual flush” (possui dois botões: um para descarga mais longa e outro para mais curta).

6. Separe um dia para lavar roupas

Prefira acumular peças, até que no dia definido da semana ou mês sua máquina de lavar esteja operando com sua capacidade total. Reduzir o número de lavagens evita o uso indiscriminado de grande quantidade de água, pois alguns modelos de máquinas chegam a usar 240 litros por lavagem.

A Deca está sempre preocupada em desenvolver soluções sustentáveis com o intuito de preservar o meio ambiente.Conheça nossas iniciativas com foco em sustentabilidade e inspire-se a salvar o planeta! E continue navegando pelo blog da Deca.

Compartilhe!