Projetos Sociais

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA “LER É PRECISO”

Em parceria com o Instituto Ecofuturo, a Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil e as prefeituras municipais, a Duratex, como contrapartida de investimentos via BNDES, viabilizou a implantação de cinco bibliotecas comunitárias Ler é Preciso em 5 municípios, entre os anos de 2008 e 2012.

O objetivo do projeto é implantar bibliotecas abertas à comunidade em parceria com prefeituras e comunidades locais visando atender à Lei 12.244, sancionada em 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, contribuindo com a criação e a qualificação de política pública de leitura e biblioteca, fundamental para garantir e ampliar o acesso gratuito a diversos gêneros textuais, em especial o literário.

Com unidades operacionais instaladas nessas cidades, o projeto entregou às escolas selecionadas, além do acervo inicial de mil livros novos de literatura, cursos de promoção de leitura e gestão de biblioteca para cerca de 30 pessoas de cada comunidade, reformas de espaço físico, computadores e impressoras.

TEATRO NA PRAÇA

Em um palco-contêiner são apresentados espetáculos de teatro e contadores de histórias e são oferecidas oficinas de reciclagem e de cinema de forma gratuita e aberta à população. Sobre o tema das apresentações, Talita Berthi, produtora e idealizadora do projeto, explica: “A programação do Teatro na Praça traz espetáculos com textos inspirados na tradição oral, valorizando a secular sabedoria popular. Nas oficinas, soltamos a imaginação da criançada com os personagens que estão na nossa memória, transformando papelão e materiais recicláveis em lindos bonecos com suas histórias criadas no momento da oficina. Na intervenção teatral, abrimos a programação da noite com o cine-teatro, uma mistura de atores, bonecos e efeitos audiovisuais para contar o surgimento da noite. E também recebemos, em todas as cidades, os artistas locais com sua arte e suas histórias”.

O projeto conta com o patrocínio da Duratex e tem o apoio da Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultura (ProAC), parceria com a Educare e apoio das prefeituras locais.

CINECO – SALAS DE CINEMA

O projeto visa levar um cinema alternativo, que tem como objetivo desenvolver o senso reflexivo por meio da arte cinematográfica, além de transmiti-la para pessoas em comunidades com acesso remoto e longe dos grandes centros. Também pode ser usado por professores como um instrumento de apoio ao desenvolvimento de propostas pedagógicas. Os acervos são selecionados pelas escolas e contam com títulos educativos, animações, clássicos, lançamentos do cinema mundial e documentários. Desse modo, a programação é feita para toda a família.

Fabricado em uma estrutura de aço, semelhante a uma banca de jornal, com paredes de placas de embalagens recicladas de longa vida, tubos laminados de creme dental, além de placas de madeira certificada da Duratex, o espaço é projetado para a exibição de filmes digitais e conta com uma sofisticada aparelhagem de imagem e som: um moderno projetor com 3.500 ANSI lúmens e sistema de sonorização próprio para os locais de exibição.

PROJETO BIBLIOTECA DINÂMICA LEITURA EM MOVIMENTO

O projeto consiste na instalação e na implementação de uma biblioteca em estabelecimentos de ensino da rede pública, associações de bairro e entidades comunitárias. Trata-se de bibliotecas infantojuvenil construídas com material reciclado, que contemplam um acervo de 400 livros de literatura geral. Cada biblioteca, adquirida pelo patrocinador, é doada com livros, havendo a sensibilização de um ou mais profissionais que ficarão encarregados de coordenar as atividades das bibliotecas em suas respectivas escolas ou centros comunitários.

Na Ecoteca, é possível viabilizar a realização de atividades lúdicas (teatro de fantoches, declamação, contação de histórias, etc.). As bibliotecas são equipadas com cortinas e bonecos fabricados, preferencialmente, com materiais reutilizados.

PROJETOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA

Um dos temas prioritários para o investimento social de acordo com o perfil da Duratex é a gestão do uso da água. Por isso, são realizadas peças teatrais, cartilhas e oficinas com o intuito de levar conhecimento e promover o uso consciente dos recursos hídricos, principalmente entre o público infantojuvenil.

ESPORTES

ACADEMIAS PÚBLICAS AO AR LIVRE

O projeto consiste na instalação de academias em praças públicas, ao ar livre. São equipamentos que não utilizam peso, apenas o peso do próprio corpo, o que diminui o risco de lesões. Além disso, alguns equipamentos são adaptados para serem usados por deficientes físicos. A prefeitura disponibiliza um orientador, por determinado período, para auxiliar os usuários nas práticas dos exercícios.

BICICLETÁRIOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS

A Duratex patrocina a instalação de bicicletários em locais públicos. Trata-se de uma proposta um pouco diferenciada das que tem sido implantadas por bancos, nas grandes cidades do país. O bicicletário abriga 12 bicicletas, que podem ser utilizadas por determinado período de tempo e devem ser devolvidas no mesmo local em que foram retiradas. A prefeitura deve disponibilizar um funcionário para fazer o controle de locação dos equipamentos e manter a conservação do local.