Proágua

VOCÊ CONHECE O DECA|PROÁGUA?

O DECA|PROÁGUA é um inovador e exclusivo programa da Deca que prevê ações com parceiros nas áreas de reúso e aproveitamento de águas pluviais, detecção de vazamentos e medição do consumo de água, assim como o desenvolvimento de estudos de caso e novas soluções para a redução do consumo de água em edifícios. Os especialistas da Deca estudam, caso a caso, estratégias para detectar qual é a melhor maneira de economizar e montam um plano de manutenção para todos os produtos empregados no local.

DECA | PROÁGUA

OBJETIVO

A redução do desperdício de água através da mudança dos hábitos dos usuários e de uma série de ações planejadas, com priorização da aplicação de produtos e dispositivos economizadores.

PARCERIAS

Dado o compromisso com a questão da sensibilização dos usuários para a redução do desperdício de água nas edificações, o Deca|PROÁGUA tem como parceiro estratégico nesse tema o Instituto Akatu, que colabora com a base educacional do Programa.

A Duratex é membro-fundador do Green Building Council Brasil. A divisão Deca acompanha e age de maneira sistemática nas ações relacionadas ao tema de Certificação Ambiental de Edifícios no Brasil.

QUAIS OS TIPOS DE EDIFÍCIOS EM QUE O DECA | PROÁGUA PODE SER IMPLANTADO?

A Metodologia do Deca|PROÁGUA foi desenvolvida buscando-se a maior flexibilidade possível com relação aos tipos de edifícios que deveriam ser atendidos, dos mais simples aos mais complexos. Para isso, o programa conta com o conhecimento de seu corpo técnico, garantindo a adequação precisa de ações em função da tipologia do edifício que receberá as intervenções. Além disso, por seu caráter modular, o programa possibilita desenvolver ações específicas de forma independente, de acordo com as necessidades do cliente.

Para o desenvolvimento da Metodologia do Deca|PROÁGUA, foram consultadas e referenciadas as normas da série ISO e as metodologias para certificação ambiental de edifícios (como LEED® e AQUA®), assim como estudos acadêmicos sobre Conservação e Uso Eficiente da Água.

Contando com uma ampla estrutura comercial e com uma rede de mais de 160 postos de seu Serviço Autorizado espalhada pelo Brasil, a Deca propiciará, por meio do Deca|PROÁGUA, a implantação de ações concretas visando a redução do volume de utilização e do desperdício da água. As mais variadas tipologias de edificações podem contar com o programa, visto que, de forma sistêmica, ele foi elaborado de tal maneira a possibilitar o seu emprego em:

ENTENDA COMO CADA UMA DESTAS AÇÕES SERÁ DESENVOLVIDA

DIAGNÓSTICO DO EDIFÍCIO

Análise documental e vistoria do edifício, com levantamento detalhado dos Sistemas Hidráulicos Prediais, possibilitando a criação ou a adequação de documentos.

MEDIAÇÃO SETORIZADA

Caracterização dos pontos de medição e especificação de medidores, assim como de sistema de automação de leituras, garantindo o acesso a dados para a gestão do programa.

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS

Serviços para a detecção e correção de vazamentos.

DIAGNÓSTICO DOS HÁBITOS DE CONSUMO

Levantamento dos hábitos de consumo dos usuários.

APERFEIÇOAMENTO DOS HÁBITOS DE CONSUMO

Sensibilização para a mudança de hábitos;

PRODUTOS E TECNOLOGIAS EFICIENTES

Avaliação e aplicação de produtos e tecnologias DECA para o uso eficiente da água, trazendo qualidade, durabilidade e design arrojado aos ambientes.

PLANO DE MANUTENÇÃO

Manutenção periódica preventiva de produtos e tecnologias instaladas, garantindo a sua constante eficiência.

Com o desenvolvimento dessas ações, de acordo com as necessidades do edifício, será implantado um núcleo de GESTÃO DA DEMANDA E PLANEJAMENTO de forma contínua, garantindo a continuidade dos benefícios do uso eficiente da água.

De maneira complementar, uma avaliação do aproveitamento da água da chuva e reúso na edificação em estudo pode ser realizada, assim como avaliações complementares de fontes alternativas, gerando conhecimento em relação à GESTÃO DA OFERTA de água no entorno, na busca pela CONSERVAÇÃO DA ÁGUA.

CONSERVAÇÃO DE ÁGUA = GESTÃO DA DEMANDA + GESTÃO DA OFERTA

QUAL A IDADE IDEAL DO EFIÍCIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO DECA | PROÁGUA ?

Como citado anteriormente, o Deca|PROÁGUA é um programa flexível, que pode ser implantado nas mais diversas tipologias de edifícios. Da mesma forma, também existe flexibilidade e adaptabilidade em função da idade do edifício, dada a modularidade do programa.

Sendo assim, abaixo podem ser verificadas quais seriam as principais ações do Deca|PROÁGUA, em função da idade do edifício, com alguns exemplos de aplicação.

EDIFÍCIOS EM PROJETO:

Ainda na fase de projeto, os conceitos do Deca|PROÁGUA podem ser inseridos de forma a otimizar o dimensionamento das instalações, de acordo com a capacidade e o potencial de economia de água. A correta especificação de produtos e tecnologias, assim como a aplicação dos respectivos dados em projeto, levará à otimização dos Sistemas Hidráulicos Prediais.

EDIFÍCIOS EM CONSTRUÇÃO:

Na fase de construção, o Deca|PROÁGUA traz uma série de ações relacionadas a testes e verificações nos Sistemas Hidráulicos Prediais, como testes de estanqueidade em tubulações e sistemas, assim como rotina de verificação de produtos hidráulicos instalados para o comissionamento do edifício.

EDIFÍCIOS EXISTENTES, COM ATÉ 5 ANOS:

Em edifícios novos, com até 5 anos de existência, é possível que sejam realizadas algumas ações do Deca|PROÁGUA. Será verificada a existência de Medição Individualizada/Setorizada.

Diagnóstico do edifício: básico, em produtos instalados em pontos de consumo de água;

Diagnóstico dos hábitos de consumo: usuários em geral;

Aperfeiçoamento dos hábitos de consumo: usuários em geral, em função de sua ação no edifício;

Produtos e tecnologias existentes: instalação de arejadores e restritores de vazão constante.

EDIFÍCIOS EXISTENTES, COM ATÉ 20 ANOS:

Diagnóstico do edifício: mediano, com verificação em porções específicas dos Sistemas Hidráulicos Prediais;

Medição setorizada: avaliação específica, buscando possibilidade de individualização;

Detecção de vazamentos: verificação em porções específicas das tubulações e em produtos;

Diagnóstico dos hábitos de consumo: usuários em geral;

Aperfeiçoamento dos hábitos de consumo: usuários em geral, em função de sua ação no edifício;

Produtos e tecnologias eficientes: análise por troca de produtos e inserção de arejadores/restritores;

Plano de manutenção: para os produtos existentes.

EDIFÍCIOS EXISTENTES, COM MAIS DE 20 ANOS:

Diagnóstico do edifício: profundo, com verificação geral dos Sistemas Hidráulicos Prediais;

Medição setorizada: avaliação da instalação de medidores em pontos-chave;

Detecção de vazamentos: verificação em todas as tubulações e produtos antigos;

Diagnóstico dos hábitos de consumo: usuários em geral;

Aperfeiçoamento dos hábitos de consumo: usuários em geral, em função de sua ação no edifício;

Produtos e tecnologias eficientes: análise para troca de produtos e tubulações;

Plano de manutenção: desenvolvido em função dos produtos a serem corrigidos e substituídos.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O DECA | PROÁGUA E AS METODOLOGIAS LEED® E AQUA®?

Dado o alinhamento entre as premissas do Deca|PROÁGUA e os conceitos de Conservação e Uso Eficiente da Água, da mesma forma ocorre a proximidade entre o Deca|PROÁGUA e as metodologias de certificação ambiental de edifícios, como a LEED® e a AQUA®.

Dessa forma, a implantação do Deca|PROÁGUA em um edifício auxiliará de forma direta no preenchimento dos requisitos de Uso Eficiente da Água dessas metodologias, propiciando o atendimento às exigências e o ganho de créditos no sistema de pontuação de cada metodologia.

No caso de edifícios ainda em projeto, os profissionais treinados e capacitados no âmbito do Deca|PROÁGUA poderão auxiliar na especificação correta de produtos e tecnologias adequadas às necessidades específicas de cada certificação, buscando sempre maximizar a economia de água na edificação, mas garantindo a adequabilidade ao uso e a satisfação dos usuários envolvidos. Como exemplo, pode ser citado o LEED NC (New Construction – Construção Nova).

Para edifícios já construídos, diante da metodologia LEED EB (Existing Buildings – Edifícios Existentes), a aplicação dos conceitos do Deca|PROÁGUA garantirá o atendimento aos créditos relacionados à água, com ênfase nas ações, produtos e tecnologias que garantem a redução de consumo e o desenvolvimento de rotinas de gestão, garantindo a devida especificação de produtos e tecnologias para o Uso Eficiente da Água, assim como seus respectivos Planos de Manutenção.

Além disso, vale ressaltar a possibilidade de trabalho conjunto com as metodologias LEED Healthcare®, LEED Schools®, LEED Retail® e LEED Commercial Interiors®, assim como o Processo AQUA® e metodologias consagradas em outros países para a certificação ambiental de edifícios, dada a similaridade nos objetivos e a flexibilidade na aplicação do Deca|PROÁGUA, independentemente do tipo de edificação a ser avaliada e a receber as intervenções.

Conte com o auxílio dos profissionais da Deca no processo de certificação ambiental de edifícios, pois a correta especificação de produtos e tecnologias constitui-se no primeiro passo em direção ao resultado desejado.

Contato: proagua@deca.com.br