Política Ambiental

 

A Duratex, em suas atividades de produção de painéis de madeira reconstituída, louças e metais sanitários, sistemas de descarga e de aquecimento de água, válvulas industriais e manejo de plantações florestais, busca a sustentabilidade dos seus negócios, atuando na gestão responsável dos aspectos ambientais inerentes à natureza e escala de cada uma de suas unidades. Com sua Política Ambiental reafirma o compromisso como empresa ambientalmente responsável e busca ser referência no mercado onde atua. Princípios quanto a:

GESTÃO

  • Usar de forma racional e sustentável os recursos naturais, as matérias-primas e os insumos necessários aos processos de produção.
  • Desenvolver e ofertar produtos que possibilitem o uso racional dos recursos naturais.
  • Prevenir a poluição e os riscos ambientais decorrentes de suas atividades e atuar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa com soluções técnicas e inovadoras, mitigando os seus impactos.
  • Cumprir a legislação aplicável às suas atividades, produtos e serviços, atender aos compromissos voluntários assumidos pela organização e estabelecer procedimentos para garantir que insumos de origem ilegal não sejam utilizados.
  • Proteger a biodiversidade, as nascentes e os cursos de água, bem como conservar o solo cultivado, medidas inerentes ao manejo das plantações florestais.
  • Realizar a gestão de resíduos de modo convergente aos conceitos de redução, reciclagem e reúso.

MELHORIA CONTÍNUA

  • Buscar a melhoria contínua de seu desempenho ambiental por meio da gestão, avaliação periódica de resultados, inovações e tecnologias.
  • Assegurar a incorporação de práticas e processos que visem à saúde e segurança ocupacional dos colaboradores nas atividades da empresa.
  • Implementar programas de treinamento e capacitação que conduzam à adoção de comportamentos seguros, saudáveis e de respeito ao meio ambiente.
  • Estabelecer as ferramentas de gestão específicas à natureza e dimensão de cada princípio em todas as unidades de negócios da organização.

COMUNICAÇÃO

  • Manter canais de comunicação com partes interessadas sobre os aspectos ambientais, sociais, produtos e serviços.
  • Documentar e divulgar os escopos e resultados alcançados no atendimento aos compromissos socioambientais, assumidos voluntariamente pela empresa.