Gestão do Consumo de Água

Com relação ao consumo de água, as fábricas da Deca possuem iniciativas muito modernas que produzem resultados verdadeiramente significativos. Nas fábricas de São Paulo e Jundiaí, existem estações de tratamento de efluentes, estações de reúso e sistema de captação de água da chuva.

As estações de tratamento de efluentes recebem a água proveniente do processo produtivo e tratam de modo que a deixe livre de poluentes, antes do descarte em rede pública de esgoto. Parte desta água é destinada à utilização em processos nas fábricas e limpeza de pisos.
O sistema de produção das unidades de Metais São Paulo e Jundiaí possui Galvanoplastias Automáticas. Em conexão a estes sistemas, foram implantados sistemas dedicados especificamente ao reúso.

As estações de reúso de água são voltadas ao tratamento da água resultante do processo de galvanoplastia, tendo uma em São Paulo e outra em Jundiaí. Estas estações tratam a água e reutilizam no próprio processo produtivo, reduzindo expressivamente o consumo de água potável.

Os benefícios ambientais alcançados são a redução de captação de água e o reaproveitamento da parte sólida do lodo, por parceiros capazes de extraírem os componentes metálicos para utilizarem em seus processos como matéria prima.