FAQ (Perguntas Frequentes)

Aqui você encontra as respostas para as dúvidas mais comuns. Veja se o que você procura está aqui.



Como limpar os metais Deca sem danificar o produto?

A limpeza dos metais podem ser feitas apenas com água, um pano macio e sabão neutro. Não é aconselhável usar nenhum produto abrasivo, por exemplo: palha de aço, polidor de metais, etc.

Tem como colocar acabamento no registro 1510 HD ou 1502B?

Não, pois o mesmo já vem com um volante, que impossibilita a instalação do acabamento.

Qual a altura recomendada para a instalação do ponto de água para torneira de cozinha de parede?

A sugestão é de ~15 cm para torneiras/misturadores de bica alta e ~20 cm para torneiras/misturadores de bica reta, medidos do tampo até o centro do ponto de água.

O que eu utilizo para fazer a vedação da saída de esgoto das bacias suspensas ou convencionais com saída horizontal?

Sugerimos a utilização de uma bolsa de vedação que é fabricada pela Tigre, de código: 26011000, conhecida antigamente como EG 21.

Posso usar o tanque sem coluna?

Não, pois ela auxilia na sustentação e fixação do tanque.

Como devo fazer a fixação de minha cuba?

Para cubas de apoio ou sobrepor, deve ser utilizado silicone. Para cubas de embutir, é recomendável a utilização de massa plástica ou silicone de alta resistência.

Como faço o destacamento dos furos para utilizar um misturador em um lavatório ou cuba?

O procedimento deve ser realizado antes de instalar o produto e apoiado no piso. Utilize um martelo tipo bola e faça o destacamento de cima para baixo (da parte esmaltada para a não esmaltada). Dica – Marque os pontos utilizados uma régua para ter a medida exata das pastilhas, não se esquecendo de utilizar luvas e óculos para proteção de mãos e olhos.

Os chuveiros Deca possuem resistência?

Não. Os chuveiros Deca devem ser instalados em sistemas de aquecimento elétrico, a gás ou solar. Observação: Antes da aquisição do chuveiro, é necessário verificar se a capacidade de aquecimento do aquecedor suprirá a vazão do produto.

A Deca fabrica alguma bacia convencional com altura maior do que a média?

Sim, atualmente a Deca fabrica dois modelos de bacias convencionais que possuem uma altura diferenciada de 44 cm do piso acabado ao topo da bacia, que são os modelos: Bacia Vogue Plus P 51 com abertura frontal.  Possui abertura frontal que foi elaborada especialmente para portadores de mobilidade reduzida que necessitam de auxílio no momento da higienização. Recomendado para hospitais, clínicas e residências. Bacia Vogue Plus P.510 sem abertura frontal -  É mais alta que as demais bacias sanitárias convencionais. Projetada especialmente para facilitar o acesso  e saída do usuário, proporcionando maior conforto. Recomendado para residências e locais  públicos de grande circulação.    

Qual a sugestão de instalação das duchas higiênicas?

A sugestão para a instalação da ducha higiênica é de 30 a 35 cm do eixo da bacia para qualquer um dos lados, de 50 a 55 cm do piso acabado ao eixo do ponto de água e de 70 a 75 cm do piso acabado até o suporte.

Qual a diferença entre o registro de pressão e o de gaveta?

a) Registro de pressão: utilizado para controle de vazão, sendo que a vedação é feita entre a sede metálica e o vedante. (Ex.: Aplicado ao sub-ramal do chuveiro) b) Registro de gaveta: deve ser utilizado com a finalidade de fechar o fluxo de água para manutenção da rede (uso totalmente aberto ou totalmente fechado), sendo que a vedação é feita através de cunha e sede metálicas.

Tem como controlar o tempo de abertura e vazão da torneira Decamatic?

O tempo de abertura varia de 4 a 10 segundos, de acordo com a pressão do local, enquanto se pode controlar a vazão diretamente na própria torneira, conforme manual de instalação que acompanha o produto.

Quais linhas possuem bacia suspensa? E existe modelo de caixa acoplada suspensa?

As linhas que possuem bacia convencional suspensa são Link e Nuova. A Deca não fabrica atualmente modelo de caixa acoplada suspensa.

Qual a bitola (diâmetro) do ponto de esgoto dos mictórios?

Para os mictórios M 716 e M 712 a bitola é de 2 polegadas, o M 711 pode ser 1 1/2 ou 2 polegadas já os modelos M 715, M714 e M 713 a bitola é de 1 ½ polegada.

A Deca possui alguma linha específica para portadores de necessidades especiais?

Sim, a linha Conforto disponibiliza bacias e assentos com abertura frontal, barras de apoio, cadeira para banho articulada e lavatório com coluna suspensa, torneira eletrônica Decalux e mais.

A Deca faz instalação em garantia?

Não. A garantia da Deca é somente para defeitos de fabricação do produto. Para instalação, regulagem ou manutenção fora da garantia, é necessário o acionamento da Assistência Técnica Autorizada e o serviço é cobrado.

Possuo uma bacia com caixa acoplada com um único botão de acionamento e tenho interesse em transformá-la em uma de duplo acionamento. Isto é possível?

Sim, desde que a bacia faça a sifonagem com 6 litros de água e possua acionamento na tampa. Essa identificação é bem simples, basta verificar se na louça consta a identificação 6,0 LPF próximo a fixação do assento. Caso a bacia não seja de 6 litros, será necessário a substituição de todo o conjunto bacia + caixa acoplada.

Tenho uma válvula Hydra Max, posso substituir pela Duo, Eco ou Retrô?

Sim, basta substituir o acabamento, mecanismo interno com a sua tampa e substituir por um mecanismo da Eco, Duo ou Retrô com a sua respectiva tampa e acabamento, porém, veja se a bacia utilizada é de 6 litros por descarga, as bacias com este volume apresentam na sua região frontal uma gravação 6,0 lpf.

Possuo uma torneira e desejo reduzir a vazão de água dela. Há alguma possibilidade?

Sim, na cozinha se uma torneira que consome em média 15 l/min. Se colocarmos um arejador de vazão constante, poderemos reduzir para 6 l/min. A máquina de lavar pratos apresenta por ciclo de operação um volume médio de 100 litros. Na área de serviço temos a torneira com vazão média de 15 l/min. podemos utilizar um restritor de vazão de 6 l/min; a máquina de lavar roupas apresenta por ciclo de operação um volume médio de 150 litros. No banheiro, temos o chuveiro que pode consumir em média em um banho de 10 minutos cerca de 250 litros, a torneira que tem sua vazão média de 12 l/min e a bacia que consome atualmente 6 litros por descarga independente do sistema de descarga utilizado. Para saber o mais indicado, sugerimos que seja contatada nossa rede de assistência técnica autorizada para obter a informação do produto mais adequado para o local/produto.