Jardim Deca por Alex Hanazaki

Postado em

Arquiteto paisagista e Deca apresentam um ambiente interativo na CASACOR São Paulo

Expoente da arquitetura paisagística nacional, Alex Hanazaki assina o Jardim Deca na CASACOR– maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas – que acontece de 23 de maio a 23 de julho, no Jockey Club de São Paulo. O espaço é marcado por um labirinto sensorial inusitado com alto rigor estético, harmonizado por um jardim composto por uma miscelânea de traços geométricos das plantações com um grande desafio: proporcionar uma nova experiência com a marca Deca.

Estamos com uma grande expectativa para ver o resultado da primeira participação de um paisagista assinando o nosso espaço. Depois de muito amadurecimento, decidimos apostar em um projeto inusitado e totalmente diferente do que já foi apresentado nos anos anteriores de CASACOR”, explica Raul Penteado, diretor geral da Deca.

O objetivo do arquiteto paisagista nesse espaço foi despertar nos visitantes a curiosidade sobre como especificar com criatividade, louças e metais sanitários, em um projeto, transformando esses produtos em verdadeiras obras de arte. “A mensagem principal é trazer o questionamento sobre a possibilidade da utilização de elementos Deca de maneira não convencional, transformando o usual em objetos paisagísticos”, resume Hanazaki.

O Jardim Deca por Alex Hanazaki possui uma área de 1.000,00 m², projetado através de uma pesquisa minuciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística mundial e da cultura mediterrânea. O ambiente é mesclado por um suntuoso percurso interligado por três cenários distintos, sendo um corredor de entrada com uma intervenção ornamental com gabião de pedra rachão com tonalidade avermelhada, um espelho d´àgua revestido de seixos com nuances verde-esmeralda, e ao fundo um muro temático em alusão à uma fonte natural, com 22 lavatórios suspensos brancos L.99, e bicas do misturador Polo de parede, no acabamento D.coat Red Gold,colocados aleatoriamente, imprimindo uma atmosfera dinâmica.

No segundo momento, Hanazaki aplicou em uma grande pérgola de madeira 33 chuveiros Quadrado de teto também em Red Gold, criando uma cortina ilusória, que permite uma vizualização parcial do jardim, trazendo sonoridade ao ambiente através de uma cascata de água.

Após esse percurso, inicia-se um jardim cênico interativo, com plano de fundo elaborado por totens esculturais de cobogós, composto por 539 bacias convencionais Carrara (P.60) Branco, formando uma grande instalação com diferentes ângulos de um mesmo objeto. O profissional pontua o paisagismo arquitetônico com 20 oliveiras ̶ árvore símbolo da paz, prosperidade e longitividade ̶ , que possui uma tonalidade similar do revestimento do espelho d’água. As demais vegetações tem um papel bastante importante na finalização do espaço, 3 mil mudas de aspargo rabo de raposa forram uma grande área empregando leveza e textura ao jardim, a palmeira chamaerops e o fícus lirata utilizados em forma de arbustos contracenam com o camarão amarelo e guaimbê, toda esta composição eclética de vegetações se une ao bambú aurea limitando o espaço.

Destaque para a parede pixelada formada pelos revestimentos da linha outdoor de porcelanato, assinada por Alex Hanazaki para a Eliane Revestimentos. O Jardim Deca conta com a utilização simultânea nas paredes e nos pisos de todas as oito cores dessa coleção.

Contribuindo para o projeto de gestão de sustentabilidade, Alex Hanazaki utiliza no Jardim Deca, sistema de reuso de água, iluminação de LED, madeira de reflorestamento, além de bacias de descartes da marca. Destaque para o porcelanato que reveste todo o piso e parede que possui tratamento de nanotecnologia de ser auto limpante, produzindo ureia e transformando gaz carbônico em oxigênio, sistema esse denominado como Cleantec.

SERVIÇO:

CASACOR São Paulo 2017

Data: de 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a quinta, das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h30
Domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775 – Cidade Jardim

Compartilhe!