DURATEX

A Duratex é uma empresa brasileira de capital aberto, com controle compartilhado pelo conglomerado Itaúsa – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos. Há 60 anos no mercado, é a maior produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do hemisfério sul e líder no mercado brasileiro.Toda essa força e solidez vem de um forte compromisso com o crescimento, inovação e com a construção de marcas reconhecidas e duradouras, como Durafloor, Deca e Hydra, criando produtos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para saber mais sobre a Duratex, acesse o site www.duratex.com.br

DECA

Design, qualidade e inovação sempre foram conceitos que diferenciam a Deca ao longo de sua história, o que faz da empresa a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, além de exportar para os 4 continentes.

Investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Deca se preocupa em oferecer produtos e soluções para clientes e consumidores, sempre buscando a excelência em serviço e uma gestão sustentável.

A Deca pertence à Duratex, integrante da holding Itaúsa S.A.

Conheça abaixo o caminho percorrido pela Deca desde 1947.

Década de 40

  • 1947 – Fundação da Artefatos de Metal Deca, em 28 de outubro, pelos engenheiros Olavo Egydio Setúbal e Renato Refinetti. Instalada na Rua dos Amores, 415, em São Paulo. É a primeira empresa brasileira a fabricar pequenas peças de metal pelo sistema de fundição sob pressão, conhecido como die casting, que deu origem ao nome Deca.

Década de 50

  • 1952 – Compra da Metalúrgica Taiar, fabricante de metais sanitários, iniciando a produção de registros de gaveta e globo de bronze e, em pequena escala, de válvulas de descarga.
  • 1956 – Aquisição da Metalúrgica Enka, fabricante de torneiras, misturadores e chuveiros, entre outros itens.

Década de 60

  • 1964 – Início da produção da Linha Italiana, a primeira campeã de vendas da história da Deca, que assume a liderança do mercado nesse ano.
  • 1967 – Incorporação da Válvula Hydra, empresa sucessora da Metalúrgica Mar, fabricante das válvulas de descarga de mesmo nome. A Hydra detinha 90% do mercado de válvulas, consolidando a liderança da Deca.
  • 1968 – Compra da Vitri – Companhia Cerâmica Jundiaiense, que produzia louças sanitárias há mais de 40 anos.
  • 1969 – Aquisição do departamento de Válvulas Industriais da Indústria Pires Fontoura, passando a fabricar registros industriais de bronze e ferro fundido, com o nome de Válvula P.

Década de 70

  • 1970 – É inaugurada a maior e mais moderna fundição de bronze da América Latina. Entra em funcionamento o terceiro
    forno contínuo para louças, em Jundiaí.
  • 1972 – A Deca foi incorporada à Duratex e passou a adotar esta marca nos metais e louças sanitárias fabricados por ela.
  • 1979 – Início das operações industriais da Louças Jundiaí I, no Distrito Industrial.

Década de 80

  • 1981 – É adquirida do Grupo Lafarge, em julho, a fábrica Louçasul, localizada em São Leopoldo (RS), que posteriormente passou a se chamar Louças São Leopoldo.
  • 1989 – Início das operações da nova fábrica de metais sanitários (Metais Jundiaí).

Década de 90

  • 1990 – É inaugurado o showroom dos produtos Deca na Avenida Brasil, em São Paulo.
  • 1991 – São introduzidos os conceitos de minifábricas e de células integradas de manufaturas.
  • 1994 – A Minifábrica de Registros de Metais São Paulo é a primeira unidade da empresa certificada pela Norma ISO 9002.
  • 1995 – Aquisição da Piazza Hermanos, segunda maior empresa argentina do ramo de metais sanitários, que passa a se chamar Deca Piazza.
  • 1996 – A unidade Louças São Leopoldo (RS) recebe a certificação ISO 9002, conferida pela American Bureau of Shipping (ABS). A Válvula Hydra torna-se a primeira válvula da América Latina a ser certificada pela ISO 9002. É implantado o serviço de atendimento ao consumidor 0800 – Deca.
  • 1997 – É fundida a primeira peça da nova fábrica de louças Deca Piazza, construída no município de Pilar, próximo a Buenos Aires. Em 50 anos de atividade, a marca Deca recebe o reconhecimento por seus diferenciais: constante busca de inovação tecnológica e pela qualidade de produtos e serviços.
  • 1998 – A divisão Deca cria o website http://www.deca.com.br. Lançamento da Linha de Apoio Deca destinada a pessoas com necessidades especiais e pessoas em idade avançada. Deca Piazza recebe a certificação ISO 9002.

Ano 2000

  • 2000 – É criado o Programa de Uso Racional da Água, chamado PURA. É desenvolvido o site de e-comerce www.decanet.com.br.
  • 2002 – A marca Hydra completa 70 anos.
  • 2003 – Lançamento do site www.valvulahydra.com.br.
  • 2004 – Nos EUA, a Deca inicia a distribuição de seus produtos e participa pela primeira vez da Feira Kitchen & Bath, a mais importante do setor.
  • 2006 – A divisão Deca comemora os 25 anos da fábrica Louças São Leopoldo.
  • 2007 – A marca Deca comemora 60 anos. A marca Hydra comemora 75 anos.
  • 2008 – São adquiridas duas operações concorrentes no segmento de louças sanitárias: Ideal Standard, com fábricas em Jundiaí (SP) e Queimados (RJ), e Cerâmica Monte Carlo, localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE). Desta forma, a Duratex passa a ser a única do setor a possuir fábricas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Com estas aquisições, a divisão Deca passa a deter cerca de um terço da capacidade brasileira de produção de louças e torna-se uma das 10 maiores empresas mundiais do ramo.
  • 2009 – São lançados os filtros Deca no maior evento do setor de Construção da América Latina, a Feicon. São apresentadas três linhas: Twin, Couple e Single.Comemoração de 20 anos da unidade de Metais Jundiaí.
  • 2010 - A Duratex, por meio da divisão Deca, recebe o prêmio RedDot Award 2010 concedido à linha de filtros Twin, na categoria Casa e Cozinha, um dos prêmios mais significativos do mercado alemão em design. Aprovado plano de expansão para elevar a capacidade de metais de 15,6 para 18,2 milhões de peças/ano.
  • 2011 – É adquirida a concorrente Elizabeth Louças Sanitárias e aprovado o plano de reativação/expansão de Louças Queimados, levando a divisão de louças da 7ª para a 5ª posição no mundo.
  • 2012 – Além da compra da Metalúrgica Ipê – Mipel, fabricante de válvulas industriais, foi assinado contrato de aquisição da totalidade das quotas do capital social da Thermosystem, fabricante de chuveiros e aquecedores solares.
    Foi projetada uma nova marca Deca, retrabalhando a identidade visual de forma a estar preparada para um novo contexto de mercado e explicitar o caminho que a empresa está percorrendo. O novo logotipo Deca transmite importantes atributos, como proximidade, flexibilidade, inovação e dinamismo. Traços, cores e formas representam uma nova etapa em nossa trajetória e direcionam a caminhada para o futuro.